quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pico de Crescimento e Salto de Desenvolvimento

Vocês já ouviram falar de pico de crescimento e salto de desenvolvimento? Nossa... isso explica tanta coisa! Rsrs... No momento do sufoco sabermos as causas já alivia muito.
Quando o Matheus era novinho percebia que de uma hora para outra ele passava a requerer mais de mim, queria mamar no peito sempre, ficava mais chorão, agitado. Nada estava bom...
Faço parte de um grupo de mães do Yahoo. Uma espécie de divã de mães. Onde nos ajudamos, esclarecemos... E foi lá que aprendi que sobre esse tema. Vale à pena compartilhar!

PICO DE CRESCIMENTO: O bebê tem um salto em seu crescimento e devido à necessidade de energia ele exige mais mamadas. Demora no máximo 1 semana e depois retoma a rotina das mamadas. Geralmente de 2-3 dias. Períodos comuns para que isso ocorra:
* 7-10 dias
* 2-3 semanas
* 4-6 semanas
* 3 meses
* 4 meses
* 6 meses
* 9 meses (mais ou menos).

SALTO DE DESENVOLVIMENTO: O desenvolvimento dos bebês ocorre de maneira inconstante. De modo que há tempos em que se desenvolve mais e outros menos. Nesses momentos de grande desenvolvimento, o bebê ficará mais chorão, não dorme direito, só sossega no colo. Se a gente que já é macaco véio, quando não estamos legal já ficamos de dengo. Imaginam eles que não têm a menor noção de como lidar com as novidades e as emoções!
O fato é que sempre após um período de salto no desenvolvimento, o bebê passará a apresentar algo novo. Certamente você se surpreenderá com a apresentação de alguma novidade. O Guilherme nesse salto dos 3 meses descobriu as mãozinhas e já as leva em algum objeto. Um fofo!!!
Veja aqui os períodos comuns para que o salto de desenvolvimento ocorra:
*05 semanas / 1 mês
*08 semanas /quase 2 meses
*12 semanas /quase 3 meses
*19 semanas /4 meses e meio
*26 semanas /6 meses
*30 semanas /7 meses
*37 semanas / 8 meses e meio
*46 semanas / quase 11 meses
*55 semanas / quase 13 meses
*64 semanas / quase 15 meses
*75 semanas / 17 meses
Observe que quanto mais novinho maior o desenvolvimento e crescimento. Bem a prática mesmo!
Espero ter contribuído. Lembrem-se do mantra: É uma fase! Vai passar!
Beijos,
Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares