terça-feira, 16 de novembro de 2010

Desfralde

Esse é um processo natural do desenvolvimento infantil. Um processo lento e gradativo. Uma coisa temos que ter em mente: não existe tempo certo. Existem os sinais de amadurecimento que a criança vai dando de que já é tempo para o desfralde. De maneira geral, a média em que esse momento ocorre é entre 1 ano e meio e 2 anos.
Inicialmente o amadurecimento ocorre no controle do xixi diurno. Depois é que vem o controle do intestino. A fralda noturna é um processo mais lento!
O momento deve ser estabelecido pela criança e não porque alguém disse que é o momento. Veja essas perguntinhas que você deve fazer para analisar se seu filho já está maduro para esse processo:
1) Avisa quando faz xixi ou cocô na fralda, pede para trocar
2) Muda comportamento quando está fazendo cocô (para, se concentra, vai para um canto, debaixo da mesa, etc)
3) Os cocôs do seu filho são previsíveis, sempre na mesma hora do dia
4) Quando acorda de uma soneca, a fralda está geralmente seca ou quase seca
5 )Entende o significado de palavras como molhado, seco, limpo, sujo, xixi, coco, pinico, fralda, etc.
6) Consegue ficar períodos de poucas horas com a fralda seca

Os pais também têm que estar preparados para esse momento. É necessário disponibilidade para as corridas divertidas até o banheiro ou até mesmo para a troca de roupa e limpeza do chão!

fonte: Revista Crescer


A MINHA EXPERIÊNCIA:
No início do ano, antes de começar as aulas, a escolinha do Matheus chamou os pais para uma reunião. Nessa reunião foram expostas as metas. Uma delas era ir desfraldando as crianças na medida em que fossem apresentando amadurecimento. E que deveria ser um trabalho em conjunto (casa + escola). Mesmo que ainda não estivéssemos desfraldando era para colocarmos uma cuequinha por cima da fralda. Assim fizemos. Matheus foi mostrando os sinais de que era o momento por volta de maio. Ele ganhou um piniquinho super bacana da Fisher Price e inaugurá-lo era motivo de festa. Fazíamos a maior festa quando ia ao piniquinho e quando não dava “certo”, não recriminávamos. Sempre dizíamos que da próxima vez ele ia pedir para ir fazer xixi no piniquinho. Bom, aí a minha gravidez foi chegando ao fim e minha disposição nos finais de semana era zero! Aí voltei a deixá-lo só na fraldinha. Veio o inverno também... O Guilherme nasceu e logo depois voltamos ao processo. Para nossa surpresa ele retomou de onde paramos. Mostrando total amadurecimento. Fica todo o tempo de cuequinha, mas quando quer fazer cocô ele pede a fraldinha. Ele tem o amadurecimento para o cocô, mas não tem a paciência de ficar sentado todo o tempo no piniquinho. Até as sonecas diárias são de cuequinha. Estivemos no pediatra e ele nos sugeriu algumas “atividades” lúdicas (farei um post sobre isso) para estimular o uso do piniquinho para o cocô. Aqui não houve estresse na fase do xixi. Vamos ver agora na fase do cocô.
Com carinho, paciência, diciplina e zero de cobrança e ansiedade, a criança aprende direitinho e num processo natural. Boa sorte!

Beijos,
Carol.

4 comentários:

  1. Carol, minha filha, não esquece de vir contar as "atividades lúdicas" sugeridas pela pediatra dái, viu? Tô achando a galera de SP mais exigente kkkk Aqui se acha que 04 anos é uma boa idade pra desfralde total kkkk. Matheus daqui não teve problema algum com o controle: tanto do xixi quanto do côco. Porém, NÃO quer conversa com pinico ou vaso com redutor de assento: pede a fralda, tem que tirar a roupa toda inclusive a sandália, não importa aonde estejamos, que tal?Ah! E banho depois...ou lavar com a ducha que a santa avó convenceu que era melhor nos dias que passamos no hospital com ele internado. Desisti do pinico, pois me sugeriram que depois tem "outro processo" pra passar pro vaso...vou me poupar mais um trabalho! Agora, quando eles estão prontos, estão! E ponto final! Tudo flui né não? Bjo, Ciça

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!
    Com Peu foi a mesma coisa... Na hora de fazer o numero dois pedia a fralda e ainda ia para debaixo da mesa. Pense ai? E outra, tinha que tirar toda a roupa!!! Não importava onde estivéssemos e se tinha alguém na mesa fazendo alguma refeição. Risos!
    Mas já passou e foi na hora em que ele mesmo quis!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ciça!!! 4 anos considerando o desfralde noturno também? Oh... sei de história de um bb de 5 meses que só fazia cocê se fosse no peniquinho. A vó acostumou assim e assim ficou. E sei de criança mais velha que ainda não desfraldou.
    Também sempre vi o pinico como um processo. Aqui em casa é mesclado. Temos um adaptador. E ele faz naturalmente. As vezes até escolhe...
    Irei fazer o post sim. Ma,s certamente são brincadeiras que você já tenha escutado por aí...
    Beijos.
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Cândida, adorei esse tema!
    Léo tem me dado algumas dicas desse momento mas, ainda não pede pra fazer xixi ou cocô. Já está com 2 anos e, somente uma vez, fez cocô no troninho. Claro que fizemos uma festa! Até "tchau cocô" ele disse quando me viu dar discarga (risos). Quero aproveitar as férias para deixá-lo em casa só de cuequinha.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos, Ticiana.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares