segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brigando com o sono

Todos os dias na hora de dormir é sempre a mesma coisa. aqui em casa...uma guerra! Choro, birra, nenhuma posição está legal, nada o agrada... com isso as horas passam num piscar de olhos... Pensem que isso ocorre após um dia cansativo de trabalho... Mas como bons pais zelozos, estamos lá firme e forte e revezando, uma vez a mamãe e outra vez o papai.. e assim vai.
Mesmo estabelecendo uma rotina como dar banho, vestir pijaminha, dar a última mamadeira do dia, apagar as luzes e cantarolar algo... Não adianta. E isso vale também para as dormidas diurnas. Muitas vezes o deixamos no berço, sem choro, para tentar dormir só... e em sua maioria funciona. As vezes penso que é ele me "dizendo":" Mamãe, já sou capaz de dormir sozinho!". rs Então frequentemente essa opção tem sido a melhor solução, mas nem sempre conseguimos dessa forma. Vale ressaltar que somente o colocamos para dormir quando de fato o soninho já chegou.
Bom, eu sou fã da Revista Crescer da Editora Globo, eu a assino há 5 anos. E recomendo.No mês de setembro veio uma reportagem sobre esse assunto com a seguinte chamada:"Deixa chorar?"
Em muitas gerações o método que propõe deixar a criança chorando para que ela aprenda a dormir sozinha, divulgado pelo médico espanhol Eduard Estivill que ganhou notoriedade através do livro Nana Nenê foi aplicado por muitas mães. Mas hoje essa técnica é contestada pela psicóloga inglesa Penélope Leach, que afirma em seu livro que deixar a criança chorando, sozinha, na hora de dormir prejudica o desenvolvimento cerebral dela.
Para o especialistas a hora de dormir deve ser um momento de tranquilidade, então não faz sentido deixar a criança estressada. Foi comprovado através de estudos científicos que a presença da mãe e a disponibilidade para ajudar seu filho são diferenciais importantes. Os pesquisadores acompanharam as mães na hora em que colocavam seus filhos para dormir. Aquelas que respondiam aos questionamentos, as mais pacientes e que percebiam quando estavam entediado, conseguiram que o bebê dormisse antes.
Bom, independente da técnica o amor, a paciencia e atenção são essenciais em qualquer circunstância.
Abaixo algumas dicas para seu filho dormir sem choro.. Estamos aplicando aqui em casa:
1- Organizar a rotina sempre. Definir o horário do sono.
2- Evite que seu filho durma depois das 15hs, pois isso pode atrapalhar o sono noturno.
3- Pelo menos duas horas antes de dormir evite brincadeiras que estimulem demais. Se você chega em casa nesse horário, procure fazer brincadeiras relax.
4- O banho ajuda, mas procure dar 1 hora antes da hora de dormir.
5- Lugar de dormir é na cama. A criança precisa aprender que a cama é um espaço seguro.
6- Leia um livro ou conte uma história para que você mantenha seu filho quieto e deitado.
7 - Quando estiver com os olhos semi cerrados, dê um beijo de boa noite e saia.
8- Seu filho pode começar a chorar, caso isso ocorra pode deixar chorar por alguns minutinhos. Caso não pare, não acenda a luz e tente acalmá-lo.

Todas essas dicas estão na revista Crescer setembro/2010, dentre outras.

Bom, acho que é só!
Super beijo

Cândida

2 comentários:

  1. Ai amiga, nunca tive coragem de deixar chorando pra dormir...peninha...acho que quando tiver pronto vai dormir e pronto. A que cada um tem seu tempo..agora que criar rotinas é tudo, isso eu concordo. E não condicioná-los a vicíos, tipo o "sacolejo" que o daqui precisava, ah, isso não precisa mesmo. Hoje ele dorme até fácil, a noite é que continua uma novela kkkkk!Bjo e paciência (ôô palavrinha que me dó raiva, tem horas rsrsr). Bjo, Ciça

    ResponderExcluir
  2. risos... Pois é amiga!
    Também não sou adepta do choro... Alias o choro me dá uma agonia danada... Pois sempre acho que é desnecessário. Para mim o choro caracteriza sofrimento. Então sempre equilibramos para que isso não aconteça.

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares