Os americanos chamam essa fase de Terrible Two's. Eu até pensei que não fosse passar por ela. Afinal de contas Matheus sempre foi muito amoroso, atencioso e obediente na medida do possível. Era uma fase muita gostosa! Só descobertas. Mas, num passe de mágica ele ficou com um choro por tudo, principalmente ao ser contrariado, competindo autoridade. Birrento! Ele me mostra que o trabalho de educação só está começando. Agora ele sabe o que quer e sabe (ao pelo menos acha que sabe) como conseguir.
- Nessa fase a criança tem a necessidade de se sentir dona de seus atos. Então, ao solicitar algo, deixe ela achar que ela que escolheu fazer aquilo. Por exemplo: É hora de lavar as mãos para o almoço. Ela não quer lavar as mãos. Você então dá a opção de escolha. Aqui em casa, quando lavar a mão é atendida com um sonoro não, eu calmamente digo: Está certo, então você escolhe: lavar as mãos ou tomar um banho gostoso? Ele vai escolher lavar as mãos. Mas, tem que estar preparada para a segunda opção tb. Por isso dê opção possível de ser atendida.
- Deixe o ataque de raiva acontecer! Depois vocês conversam. Depois, não diga palavras negativas como, Menino Mal educado! O adjetivo negativo nunca deve ser para a criança e sim para o evento. Sempre falo: Poxa filho, você é tão bonzinho e educado, isso que você fez é errado.
Demonstração de amor é fundamental! Sempre!
E você, passa ou passou por isso?
beijos,
Irmã,
ResponderExcluirAinda por cima, as birras estão acompanhadas de uma pitada de ciúmes devido a chegada do irmãozinho. Com isso a competição aumenta.
beijos
Carol,
ResponderExcluirFoi muito bom ler seu post pois minha filha está com 1 ano e 10 meses e eu estou desesperada.
As coisas agravam aqui pois tenho um filho de 10 anos que não passou por isso. É um príncipe que era/é obediente, adora ficar sentadinho vendo tv.
Chegou Maria Fernanda, e virou tudo de cabeça para baixo.
Grita, chora, manipula...estou exausta. além disso moro longe de tudo e todos pois meu marido foi transferido, então imagina...não tenho suporte de nenhum tipo, a não ser do marido que me ajuda muito.
Bom dividir isso, faz ver que não estou só..
Beijos e quando puder da uma passeada pelos meus blogs www.mundodaleca.blogspot.com
www.docurasdemaricota.blogspot.com
Oi Carla!
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Essa fase dos terríveis 2 anos pode ser antes ou depois, viu? Não precisa ser categoricamente aos 2.
Distante da família??? Somos duas! Dá um desespero, não é?
beijos com carinho.
Carol
Kerol, só pra te animar kkkk, piora um pouco..depois melhora, vc chega a respirar aliviada, quando então o negócio desanda de novo...nos 03 a argumentação é MUITO maior..porém é mais fácil de se negociar visto que eles já entendem bem mais sobre tudo. Mas também por esse mesmo motivo manipulam mais kkk. Em resumo: tem jeito não nega, é respirar e rezar, um dia há de passar. Bjo, Ciça
ResponderExcluirMuito legal poder compartilhar essa fase! Parabénas! Uma amiga indicou um livro que ajuda a nos tranquilizar, compreender, conduzir e aproveitar melhor essa fase: "DOMANDO SUA FERINHA" (Dr. Christopher Green - Editora Fundamento - 107 páginas). Beijos,
ResponderExcluirCristiana