quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Você sabe o que é Chimango?

Olá pessoal!
Retomando o Enlatando, né? A vida continua....

Chimango faz parte da nossa vida desde sempre. Tão natural quanto o pão quentinho do dia-a-dia.
Quando fui morar em Salvador e falava do chimango, as pessoas diziam não conhecer. Achava isso um absurdo.... Mas, como não??? Agora... imagina só em São Paulo!

Fazendo uma pesquisa agora, fiquei sabendo que realmente é um biscoito típico da Bahia, mais precisamente Sul e Sudoeste da Bahia. O porquê eu não sei.

O Chimango mais gostoso da minha vida é o da minha tia-mãe Lêda. Já tentei fazer a receita dela mas, ficou duro que nem pedra. Virou uma arma!!! Risos. Um dia aprendo. Em dezembro, nas férias, vou propor tirar foto do passo-a-passo dela.

Chimango é um biscoito de goma (polvilho azedo), de ingredientes simples e ideal para acompanhar um cafezinho numa roda de conversa, no café da manhã, da tarde, da noite, do lanche.... rsrsrsrrs

Vejam aqui a receitinha e as fotos. Parece pão de queijo mas, não é!!
Esses da foto foi do nosso café da manhã de hoje. Quentinho... hummmm.


Pré-aqueça o forno e coloque para assar por uns 30 / 40 minutos em forno médio. Ele fica com a casquinha mais crespinha e dentro beeeeem macio. Você pode fazer e congelar. É assim que usufruo dos de Tia Lêda aqui em SP. :)

Essa receita também dá certo com 1 ovo apenas. A diferença é que o biscoito vai ficar oco. Ah... nunca fiz, nem sei de ninguém que tenha feito essa receita com margarina. Se alguém fizer, depois me conta.

É isso...
Bom feriado.

Beijos,
Carol.

6 comentários:

  1. Olá, estou passando para convidar você para conhecer meu doce blog.

    Quando puder passe por lá vai ser um prazer ter sua companhia!

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Irma, isso deu um gostinho de saudade danado.
    hummm... me fez sentir o gosto de café e chimango na boca...
    Deu saudade dos bate papos na cozinha, sentada no chão.. risos
    bjos
    Candida

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Chimango, ele é originário da região da Serra Geral na Bahia que fica na divisa com Minas Gerais, entre Riacho de Santana e Brumado. O centro do chimango fica em Guanambi e Caetité, onde é tão consumido como o Pão no café da manhã.

    ResponderExcluir
  4. Olá César! Obrigada pela visita.
    Para a semana que vem tem um passo-a-passo do Chimango!

    :)

    Apareça sempre.
    Abraço,
    Carol.

    ResponderExcluir
  5. Olá! A receita não está aparencendo, gostaria de fazer...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares