terça-feira, 28 de setembro de 2010

Terrible Two' s

Tantas e quantas vezes eu mesma já recriminei mães ao ver crianças, nessa fase de 2 anos, birrentas, choronas, desobedientes. Achava que o problema estava na educação. Mas, já aprendi que é uma fase e a maior lição... Telhado de vidro!

Os americanos chamam essa fase de Terrible Two's. Eu até pensei que não fosse passar por ela. Afinal de contas Matheus sempre foi muito amoroso, atencioso e obediente na medida do possível. Era uma fase muita gostosa! Só descobertas. Mas, num passe de mágica ele ficou com um choro por tudo, principalmente ao ser contrariado, competindo autoridade. Birrento! Ele me mostra que o trabalho de educação só está começando. Agora ele sabe o que quer e sabe (ao pelo menos acha que sabe) como conseguir.

Comecei a ler a respeito. Pois, por diversos momentos cheguei a achar que eu é que estava falhando no meu papel de mãe/educadora. Uma incompetente mesmo! Ainda bem que informação está ao alcance de todos! Pesquisei e vi que o que estávamos passando era normal e duas dicas que encontrei em minhas leituras têm sido valiosas aqui em casa:
  1. Nessa fase a criança tem a necessidade de se sentir dona de seus atos. Então, ao solicitar algo, deixe ela achar que ela que escolheu fazer aquilo. Por exemplo: É hora de lavar as mãos para o almoço. Ela não quer lavar as mãos. Você então dá a opção de escolha. Aqui em casa, quando lavar a mão é atendida com um sonoro não, eu calmamente digo: Está certo, então você escolhe: lavar as mãos ou tomar um banho gostoso? Ele vai escolher lavar as mãos. Mas, tem que estar preparada para a segunda opção tb. Por isso dê opção possível de ser atendida.

  2. Deixe o ataque de raiva acontecer! Depois vocês conversam. Depois, não diga palavras negativas como, Menino Mal educado! O adjetivo negativo nunca deve ser para a criança e sim para o evento. Sempre falo: Poxa filho, você é tão bonzinho e educado, isso que você fez é errado.
Ele está agindo assim porque agora ele já sabe que é um indivíduo e por isso tenta independência. Paciência é difícil. Mas, entoa o mantra de que é uma fase e que vai passar! E o mais legal... passa de verdade! Estou confiando nisso. :)

Demonstração de amor é fundamental! Sempre!

E você, passa ou passou por isso?


beijos,

5 comentários:

  1. Irmã,

    Ainda por cima, as birras estão acompanhadas de uma pitada de ciúmes devido a chegada do irmãozinho. Com isso a competição aumenta.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    Foi muito bom ler seu post pois minha filha está com 1 ano e 10 meses e eu estou desesperada.
    As coisas agravam aqui pois tenho um filho de 10 anos que não passou por isso. É um príncipe que era/é obediente, adora ficar sentadinho vendo tv.
    Chegou Maria Fernanda, e virou tudo de cabeça para baixo.
    Grita, chora, manipula...estou exausta. além disso moro longe de tudo e todos pois meu marido foi transferido, então imagina...não tenho suporte de nenhum tipo, a não ser do marido que me ajuda muito.
    Bom dividir isso, faz ver que não estou só..
    Beijos e quando puder da uma passeada pelos meus blogs www.mundodaleca.blogspot.com
    www.docurasdemaricota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    Obrigada pela visita!
    Essa fase dos terríveis 2 anos pode ser antes ou depois, viu? Não precisa ser categoricamente aos 2.
    Distante da família??? Somos duas! Dá um desespero, não é?

    beijos com carinho.
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Kerol, só pra te animar kkkk, piora um pouco..depois melhora, vc chega a respirar aliviada, quando então o negócio desanda de novo...nos 03 a argumentação é MUITO maior..porém é mais fácil de se negociar visto que eles já entendem bem mais sobre tudo. Mas também por esse mesmo motivo manipulam mais kkk. Em resumo: tem jeito não nega, é respirar e rezar, um dia há de passar. Bjo, Ciça

    ResponderExcluir
  5. Muito legal poder compartilhar essa fase! Parabénas! Uma amiga indicou um livro que ajuda a nos tranquilizar, compreender, conduzir e aproveitar melhor essa fase: "DOMANDO SUA FERINHA" (Dr. Christopher Green - Editora Fundamento - 107 páginas). Beijos,
    Cristiana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares