Na semana passada andei pesquisando uma receita de bolo de banana. Mas, que não fosse de banana apenas em cima. Daqueles das fatias ou rodelas caramelizadas. Queria com banana amassada. Por causa do Matheus...
Encontrei no Chocolatria uma receia bem inusitada para mim. Já que levava farinha de rosca.
Fiz ontem!!! Eu adorei! Mas, da próxima vez vou colocar um pouco mais de açúcar mascavo. Achei que ficou faltando. Essa receita é extremamente molhadinha. Muito mesmo!!! É impressionante! :)

Vejam a receita e as fotinhas:
Bolo de Banana da Simone do Chocolatria:
6 bananas grandes – 2 amassadas e agregadas na massa e 4 para decoração (para as rosas)
10 colheres farinha de rosca
½ xícara de açúcar mascavo ----- próxima vez vou dobrar o açúcar.
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
2 ovos grandes
1 pote de iogurte natural (200 g)
½ xícara de óleo
½ xícara de castanha-do-pará picadinha
Modo de Fazer:
Junte os ingredientes secos em uma tigela: a farinha de rosca, o açúcar mascavo, a canela e o fermento. Reserve.
Em outra tigela, junte os ovos, o iogurte, o óleo e as bananas amassadas. Misture à mão com o auxílio de um fouet ou espátula delicadamente (eu fiz com um garfo!). Junte os secos à esta mistura e envolva até obter uma massa homogênea.
Unte uma fôrma(diâmetro 25cms) com óleo e polvilhe com farinha de rosca. Ela recomenda colocar metade da mistura e salpicar as castanhas-do-pará picadinhas (eu tinha nozes. coloquei e deu certo também), cobrir com o restante da massa. Eu coloquei as nozes misturadas à massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
Para a decoração - rosas de banana:
Para fazer as rosas, fatie a banana em 3 tamanhos diferentes -não mais largas e sim mais compridas: Três rodelas menores para o pistilo e as duas primeiras pétalas, duas fatias médias para as seguintes pétalas e três maiores para as últimas.
Disponha as fatias de banana em uma assadeira antiaderente (as minhas grudaram na assadeira. por isso ficou com apenas uma!) e leve ao forno pré-aquecido a 200oC, por cerca de 15 minutos ou até que a face virada para baixo esteja caramelada- com o próprio açúcar da fruta.
Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos. Desgrude as fatias delicadamente com o auxílio de uma espátula. Modele a rosa e disponha sobre a massa de bolo crua. Uma banana grande rende em média 4 rosas.
Essa foi uma maneira bem linda e delicada que ela encontrou para decorar esse bolo. Que por sinal foi feito para a revista Pão de Açúcar. Mas, você pode decorar da maneira que quiser: rodelas, fatias...
A massa fica bem firme. Pesadinha mesmo. Mas, depois de assado fica molhado, fofo e meio que esponjosa. Dá certinho como um bolo integral com pedacinhos de fruta, passas... vou tentar dessa maneira.