quarta-feira, 11 de maio de 2011

Biscoito Amanteigado

No meu último post, comentei que estou na fase dos biscoitinhos amanteigados. Recebi uma notinha pedindo que eu postasse a receita que eu usava. Bom... aí vai. A receita que tenho feito minhas experiências, e também usei no aniversário da Bia, é a seguinte:

INGREDIENTES:

- 2/3 de xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 2/3 de xícara de açúcar
- 1 ovo pequeno
- 1 colher (chá) de suco de limão (tahiti ou siciliano, tanto faz)
- 1-2/3 xícaras de farinha de trigo peneiradas com
- 1/3 de colher (chá) de fermento em pó
-1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de baunilha
- 2 colheres (sopa) de raspas de limão

Tempo de preparo: +- 1 hora mais tempos de resfriamento e secagem do glacê
Quantidade de biscoitos: depende dos tamanhos

PREPARO:

Os ingredientes são tão simples e o preparo também! Santo anjo que misturou sem querer (ou querendo) e chegou nessa combinação maravilhosa. Pelas minhas pesquisas e prática existem alguns detalhes:
- Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Misture e acrescente o ovo e a baunilha. Para essa receita que coloco aqui não precisa misturar muito. Misture o suficiente para incorporar os ingredientes.
-Se você está dobrando ou triplicando a recieta, acrescente os ovos um de cada vez. Para cada ovo, vai demorar cerca de um minuto para incorporar os ovos. Eu particulamente faço uma receita de cada vez!
- Acrescente o limão, o sal, as raspas de limão e aos poucos, a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó.
- Depois que você adicionar a farinha, é necessário lidar com a massa o menos possível. Misture apenas até que você não vê mais farinha na tigela. Raspe as bordas da tigela com uma espátula de silicone.

Depois de ter feito a massa, você terá que levar à geladeira para torná-lo viável. Veja como:

- Divida a massa em lotes pequenos. Coloque a massa em cima de um pedaço de plástico filme. Achate um pouco com as mãos, e por cima, outro pedaço de plástico-filme. Envolva bem a massa e leve ao freezer por 15 minutos. Vire a massa por mais 5 minutos no freezer para firmar (gelar) por igual dos 2 lados.
- Ao manusear a massa, lembre-se sempre que se deve manusear o menos possível. Se mexer demais os biscoitos ficam duros. A refrigeração deve ocorrer por pelo menos, uma hora, e até dois dias. Se for na geladeira por mais de uma hora. A massa degela bem rapidinho. Eu prefiro congelar a massa quase que em folhas prontas para cortar os biscoitos.
- Pré-aqueça o forno em 180° e prepare as assadeiras.
- Você pode usar aquelas folhas de silicone (“Silpat” – que ainda não tenho.), assadeiras forradas com papel manteiga ou mesmo as assadeiras sem untar. Como não tenho o Silpat, uso com o papel manteiga. Apesar deles saírem fácil da assadeira sem untar, pode ocorrer de quebrar. Com o papel sai facin facin.
- Numa superfície, polvilhe um pouco de farinha de trigo e coloque a massa. Por cima, coloque um pedaço de papel-manteiga para abrir com o rolo por cima do papel (assim a massa não grudará no rolo).
- Retire o papel-manteiga e corte os biscoitos com os cortadores que quiser.
- Para que a massa não grude no cortador, “mergulhe” o cortador em um pouco de farinha de trigo.
- Ao cortar os biscoitos e já vai dispondo nas assadeiras. Leve para a geladeira por 10 minutos antes de levar ao forno. Assim o formato se mantém melhor. Se você deixar a massa muito grossa, a probabilidade de perder a borda certinha depois de assado, é grande!
- Junte levemente o restante da massa, sem amassar demais – (e não tornar duros os biscoitos) e repita o processo até acabar toda a massa. Inclusive o processo da geladeira.
- Leve os biscoitos ao forno. O tempo dependerá dos tamanhos dos biscoitos. Os meus demoram uma média de 16 minutos. O centro tem que ficar crocante. Se necessário, abaixe a temperatura do forno após 10 minutos para não queimar as bordas.
- Retire-os do forno, espere 10 minutos na assadeira e transfira para uma grade ( a finalidade desta é para que os biscoitos não umedeçam por baixo).

É fácil a beça, não é?
Hummmm.... esse limão junto com a essência de baunilha deixa o gostinho de mousse de limão. Bom demais. Até a criançada gosta.
Beijos,
Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares