Chá para tudo... Chá para tosse, chá para acalmar, chá para relaxar, chá porque é gostoso!
Aí... Encontrei um marido que também cresceu tomando e adora tomar chá. Pronto! Juntou a fome com a vontade de comer. Para mim os mais gostosos são capim limão e cidreira. E o de folha natural não se compara com o de folha seca e muitos menos os de saquinho.
Hoje dando uma navegada encontrei uma matéria no site da Revista Cláudia orientando a maneira correta de preparar cada tipo de erva. Inclusive, nessa matéria eu descobri que chá é quando a erva é fervida juntamente com a água. Se por infusão, não é chá, é Infusão! Risos.
No link da matéria você consegue navegar nessa imagem de modo que ao escolher o tipo de erva, você saiba como ele deve ser preparado. http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI164823-18069,00-ENCICLOPEDIA+DO+CHA.html
Acerte na preparação
Preparar um chá ou uma infusão de ervas não é difícil, mas requer alguns cuidados para que o sabor e o aroma sejam preservados. As especialistas Carla Saueressig, dona d´A Loja do Chá Tee Gschwendner, e Paula Simonsen, do Hotel Emiliano, revelam os segredos:
- A versão a granel é muito mais aromática e saborosa que a de saquinho, apesar da sua praticidade. “Na maioria das vezes o papel tem cloro e o sabor é passado para a bebida”, conta Carla.
- Não use um bule de alumínio ou inox. Opte por um de vidro, cerâmica ou ferro.
- Os materiais mais aconselhados para apreciar a bebida são o vidro ou a porcelana.
- Usar o tamanho certo de infusor para as versões a granel é importante. Ele pode ser de aço inoxidável, algodão cru orgânico, bambu e papel.
- Respeite o modo de preparo de cada tipo de chá ou de infusão. Segundo Paula, deve-se utilizar a quantidade exata de ervas, com a temperatura controlada e o tempo de infusão correto. “A água muito quente pode queimar a folha; se o chá ficar muito tempo em infusão, o tanino é liberado e ele amarga.”
- “Como em qualquer bebida, o açúcar altera o sabor. Para os apreciadores ou degustadores, não é aconselhável. No entanto, caso a pessoa sinta necessidade, sugiro o mel por interferir menos no sabor do chá”, diz Paula. Já Carla é enfática: o importante é ter prazer, usando açúcar ou não.
- O calor ideal do chá ou da infusão não queima os lábios.
- Na hora de preparar a versão gelada da bebida, faça uma infusão forte e adicione água fria ou gelo.
- O famoso chá preto com leite deve ser feito apenas com um gole de leite frio. Nunca quente, pois altera o sabor.
Bom... Gostaria muito de ser fina o suficiente para tomar um café e um chá sem açúcar. Mas, para o meu paladar o açúcar tempera!
Beijos,
Carol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!