sexta-feira, 15 de março de 2013

Impetigo

Oi minha gente....

Pensei muito se iria ou não compartilhar com vocês meu conhecimento sobre impetigo aqui... Mas a ideia é justamente essa, compartilhar conhecimento. Não tenho intensão em orientar como um médico, sou mãe, e para compartilhar conhecimento, ser MÃE, basta por si só, não é mesmo? rs

No ano passado meu pequeno grande apareceu com um ferimento estranho no braço. Uma ferida se formou após uma bolha. Como tínhamos consulta com o pediatra já agendada, ficou fácil identificar e não espalhar para outros locais.

Mas enfin... Vamos por parte:

O que é impetigo?
É uma lesão provocada por bactérias. Afeta a pele formando lesões provocadas por bolhas. Essas bolhas se enchem de pus e estouram.

Quais são os sintomas?
Surgimento de bolhas, rodeadas por um círculo vermelho. Elas estouram com pus e fomam uma crosta amarelada. Não há febre. Há coceira local.

Como é o contágio?
Inicialmente é mais conhecido em crianças. Pega com muita facilidade, pois elas coçam muito e não lavam as mãos. No período do tratamento as crianças não devem ir à escola. Deve-se ter cuidado especial com as roupas ao lavar, para não misturar com as outras roupas da casa.

Como tratamos?
Inicialmente a pediatra passou uma pomada com antibiótico para sarar a lesão. Que no momento só existia uma. Mas como meu pequeno grande já havia coçado algumas vezes, e coçado com as unhas contaminadas em outros locais, começou a aperecer a mesma bolha em mais três locais diferentes. Nesse caso, só a pomada não é o suficiente. Usamos um antibiótico oral, também orientado pela Pediatra. E , em menos de 48 horas depois, tudo estava visualmente resolvido. Mas, conforme orientação, o uso do antibiótico deve ser até o último dia da recomendação.

A primeira lesão foi no braço. Curiosamente depois que a bolha estourou, pareceu uma queimadura de cigarro.
Acabei não fotografando, mas a segunda, que era no tornozelo, eu tirei uma foto para enviar para a pediatra e compartilho com vocês.

 
É horrível, não é?

De qualquer forma, ao parecer qualquer uma lesão na pele consulte o pediatra de seu filho que irá orientar qual a melhor medicação e a orientação específica para seu caso.

Até mais!!

Um abraço

Cândida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares