sexta-feira, 22 de março de 2013

Quadro de incentivo

Oi minha gente!!!

Sempre ouvi falar do quadro de incentivo e achava uma ideia muito bacana.
Mas não sabia como aplicar e o que inserir no quadro, além de principalmente, não saber qual o incentivo que eu deveria dar... pois queria algo que não fosse material.

Aqui em casa sempre fizemos desenhos com a colaboração deles, e quando faziam algo de positivo, do combinado, ganhavam uma estrelinha no desenho. Poderia ser qualquer coisa, por exemplo, fazer tarefas de escola no horário certo, ou deixar de prender o cocô, ou até mesmo comer direito durante as refeições. Vale ressaltar que o quadro tinha apenas um objetivo, combinávamos antes quando é que ganhariam uma estrelinha e quando eu chegava do trabalho eu perguntava: "Fez a tarefa? "ou "Almoçou direito?" , "Brigaram?" Mas entendam, o quadro desenhado por eles só tinha um objetivo, ou era referente a refeição, ou à tarefa de casa, ou a convivência a dois. Nunca referente a muitas coisas ao mesmo tempo. Se não ficava confuso para eles.

Esse quadro foi de João. Ele estava aprendendo sobre folclore e desenhamos juntos. O objetivo aqui era almoçar todos os dias, pois ele é muito difícil para comer.

 
Esse quadro foi desenhado por Pedro. O objetivo dele era fazer as tarefas escolares no momento certo e à noite corrigirmos juntos.
 
Prendíamos em local visível para todos nós.
 
O objetivo era fazermos 7 estrelinhas seguidas. Se um dia não conquistou uma estrela, perdia uma que havia ganho no dia anterior. No começo foi bem difícil, mas depois eles captaram o sentido da coisa e vibravam muito quando ganhavam.
 
 
Foi ai que comprei uns livros do Maurício de Souza sobre folclore, que vendia na banca de revista. E veio junto um quadro de incentivo personalizado. AMEI!!! Bem lúdico, e com personagens que eles curtiam.
 
 
Defini as tarefas que estavam sempre precisando de disciplina e coloquei a mão na massa.
 
 
Nesse caso, foi diferente. Usamos vários combinados. O que diferenciava dos quadros anteriores. E o resultado foi surpreendente!!!! Eu chegava do trabalho, e nem arriava a bolsa, os meninos já me puxavam para o quarto para contar o que fizeram para ganhar as estrelinhas. Foi muito positivo, valeu à pena mesmo. Sentávamos na frente do quadro e discutíamos juntos. Foi muito bacana.
 
O "prêmio" foi coisas simples, como: encontrar os amigos no fim de semana, ir à praia. Nada demais.
 
Outra coisa.. Nesse quadro eu usei post-it para colar as estrelinhas (vermelha para o caso de resultado negativo e verde para os resultados positivos), com os post-its também colei os combinados. Que em outro ciclo poderiam ser outros, o que me permitia reutilizar o quadro novamente sem rasuras.
 
É isso! Fica a dica!
 
Um super beijo
 
Cândida 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares