domingo, 22 de abril de 2012

Colecionando sementes

Este ano, a Escola de Pedro está desenvolvendo um projeto de Coleções, na área de matemática, cujo propósito é oferecer possibilidades diferentes de agrupamento, registro de quantidades, análise de escritas numéricas, levantar hipóteses e contagens e resolver problemas.

Colocamos a cabeça para funcionar, pois o projeto exigia enviar a escola semanalmente um quantidade de 1 a 9 do item escolhido para colecionar. Pedro já tem algums albuns de figurinhas, coleção de adesivo e de carrinhos... Tinha que ser algo diferente e de preferencia a mamãe também estipulou algo sem custo. Foi ai que veio a ideia: "Filho, o que você acha de colecionar sementes? Depois poderíamos selecionar algumas e plantar..." Ele topou na hora!!!

E juntos estamos garimpando sementes de diversos tipos. No Feriado da Semana Santa, fomos a roça dos pais de Nilza ( amiga querida, cumadre-madrinha e João , uma pessoa admirável), aproveitamos e coletamos sementes de cacau, urucum, abacate, dendê...

A escola pediu uma caixinha para manter a coleção devidamente organizada, foi ai que eu pensei numa caixinha de MDF para pintar junto com Peu e fazermos uma farra deliciosa.

Vejam algumas fotos... Não deu para tirar fotos do passo a passo da pintura da caixa porque João estava junto e foi uma verdadeira bagunça. rs

A caixa para guardar as sementes (visão de cima). Fizemos um globo terrestre. Achamos que sementes e a Terra tem tudo a ver. rs


Por todos os lados fizemos bonequinhos palito, como se estivessem protegendo a Terra e as sementes para "salvar" o mundo. 
Ah! Todas as ideias eram discutidas com Pedro e ele sempre incrementava com alguma coisa legal.


A caixa por dentro.

Cada tipo de semente foi colocado em um saquinho e lacrado. Para facilitar a identificação Pedro escreveu o nome de cada uma delas... "Que letra mais linda !!!"




O primeiro grupo de sementes enviado. Nessa coleta enviamos 9 tipos diferentes.

Um dia desses fui a Escola pegar as crianças e encontrei a Pró de Peu (Mércia), ela me disse que foi a sensação a caixa de sementes na sala... As crianças queriam entender que tipo de semente era cada uma, viram o que era urucum, que era com essa semente que os índios se pintavam, e por ai foi...
A aula de matemática quanse virou aula de curiosidades... risos 


Super beijo,

Cândida

Ps: Não estamos mais postando nos dias certos, segundas (eu), quartas(Carol) e sextas (Feito por mim). O dia a dia está bem difícil, então mudamos a rotina do blog, sempre que der um tempinho colocaremos algo novo no ar. Desculpem aos leitores assíduos dos dias da semana, mas assim foi a melhor maneira encontrada por nós para equilibrarmos os compromissos e o lazer.



4 comentários:

  1. Que idéia bacana, Candida! Adorei! Sou sua fã! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mila!!! Obrigada pelo carinho. super beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá. Estou com a maior dificuldade em pintar caixinha de mdf de branco. As suas ficam tão perfeitas!!! Como faz??? Beijos.
    carol_butter@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina!
    Não é fácil mesmo. Mas a dica é usar um rolinho ao inves de pincel. Deixe para pintar com pincel apenas os cantinhos da caixa.
    Com pincel eu lixo bastante, mas com o rolinho nem precisa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares