segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cantinho para estudar

No último sábado fui a uma reunião na escola de meu filho Pedro, essas reuniões ocorrem a cada três meses. Nesse momento temos conhecimento da proposta pedagógica da escola em cada um dos trimestres, além de tirarmos dúvidas e trocarmos experiências.

Neste encontro uma das dicas dada pela coordenadora, ou "pró das prós" como dizem as crianças (risos), foi preparar um cantinho para que a criança possa fazer suas tarefas confortavelmente. Ou seja, nada de chão, TV ligada, ambiente com pouca luz ou com possibilidade de despertar a atenção para outra coisa. Eu já tinha essas preoupações, mas depois do alerta, achei importante me dedicar a isso.

Para Pedro, esse ano letivo antecede a alfabetização, portanto teremos algumas metas a cumprir, como ter noção da formação de sílabas iniciais das palavras. Por exemplo, ouvir a palavra BOLA, e saber que inicia com BO. Diante disso, resolvi preparar um cantinho para ele poder fazer suas tarefinhas com mais atenção e de maneira mais confortável.

Bom, quando estava grávida de João Arthur, eu preisava mudar o quarto, mas não queria dar a ele um ar de bebê , pois o mais velho ia completar 4 anos, e já se achava graaaaaaande o suficiente para tirar algumas coisas de bebê de seu quarto. Então o primeiro passo foi mudar a cor de uma parte da parede, e a tonalidade escolhida pelo próprio Pedro foi azul escuro. Ao escolher a tinta comprei a idéia de colocar nessa parede colorida uma tinta imantada. O objetivo seria enfeitar com os desenhos das crianças. Daí seguimos o cnselho da vendedoda na época, dar três demãos da tinta magnética, e depois de seca pintar com a tinta/cor escolhida. Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais, ai vai o link da Suvinil.

Daí adaptei tudo que já tinha em casa, parede imantada, mesinha de atividades, que foi presente da Vovó Reny já pensando nesses momentos. Organizei os baldinhos com o material que ele iria mais precisar, lápis de cor, lápis cera, tesoura, cola, régua, etc. Imprimi algumas coisas para disponibilizar na parede, tudo com a ajuda do próprio Pedro. Para que ele pudesse entender o quão importante era aquilo. Bom, vejam o resultado, ficou simples, mas só de ver a satisfação de Peu compensou. Vamos ver no decorrer da semana, na hora de fazer as tarefinhas.

Na parede os números até 31, o alfabeto e o nome dele completo.

Detalhes: Esses dois foguetes ao lado da mesa são para guardar os brinquedos dos meninos.


O detalhe da parede magnética é que não pega qualquer ímã. O ideal são aqueles fininhos, normalmente utilizados em propaganda. Outra coisa importante é não deixar de dar três demãos da tinta imantada. Caso contrário o ímã não segura.


Bom, é isso!

Super beijo

Cândida


3 comentários:

  1. Adorei!
    Fiquei curiosa do Pq até o 31???
    Pq não 30? rsrsrsrrs

    beijos
    Carol.

    ResponderExcluir
  2. risos...
    O sentido do número até 31 é porque eles têm um foco, que nesse caso é o calendário.
    Daí eles irão aprender a contar até 31 usando a data. Por exemplo: Chegam na sala e ao iniciar as atividades a pró pergunta: "Que dia é hoje? Se ontem foi 27 hoje é?" Dai eles entendem fazendo uma associação.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Interessante amiga. Adorei!
    Bjinhos

    Lore

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares