quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bruxismo Infantil


Oi! Tudo bem?

Estou na fase de consultas mensais para o Guilherme. O pediatra é o mesmo para o Gui e Matheus. Então, nas consultas ele sempre pergunta como está o Matheus. E sempre tem uma coisinha: alergia a picada de inseto, transição de mamadeira para copo, vários assuntos. Não só sobre saúde, mas também sobre desenvolvimento infantil. Dessa vez o assunto da vez foi o bruxismo!

O Matheus de um mês pra cá começou a ranger os dentes enquanto dorme. Não é sempre e tem dia que range mais que outros. Mas, liguei o pisca alerta e já me perguntando o que poderia está levando a isso. Já que sempre escutei falar que o bruxismo vem em decorrência de estresse, distúrbio do sono... Enfim, algo de fundo psicológico!

Durante a conversa descobrir que isso TAMBÉM faz parte do desenvolvimento infantil em crianças de até 6 anos. Onde o movimento “de lá para cá” nos dentes causam o desenvolvimento da base óssea. Possibilitando o equilíbrio para que ocorra a troca de dentes sem problemas. Achei interessante!

Isso não quer dizer que não exista o bruxismo patológico em crianças. Poderia ou pode ser no caso do Matheus. Mas, não há indícios de que seja. A observação é contínua!!

O bruxismo tanto infantil como adulto pode ocorrer sem emitir sons, através das trincas de mandíbula.

Beijos,

Carol.

2 comentários:

  1. Irma,
    Peu também tem apresentado isso. Mas somente durante o dia e não há frequencia.
    Vou comentar com a pediatra na próxima consulta, mas até lá... estarei observando.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Eu nunca tinha ouvido falar disso, bom saber! Eu achei que poderia ser por ciúmes do Gui. E por falar nisso, o Matheus te deu ou da trabalho por ciúmes do Guilherme?
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares