quarta-feira, 2 de março de 2011

A birra!


Ai gente, ta difícil o negócio em casa viu?!

De um mês para cá o Matheus entrou numa do nada está bom! Ai... dá um nervoso, um sentimento de frustração, de erro!

Ele começou a ficar nervoso, a chorar por tudo quando não o atendemos de prontidão ou quando não podemos atender, chora por atenção, chora para não dar a mão enquanto andamos na rua, chora para não escovar os dentes, depois chora para não parar de escovar os dentes. Assim também acontece para o banho. E é um choro que parece o fim do mundo.

Estamos com vizinhos novos. Fico pensando que eles devam imaginar que o maltratamos e qualquer dia vão nos denunciar! Conversando com uma amiga, ela disse que pensa a mesma coisa! Não estou só nessa loucura...

Já postei aqui sobre a fase terrível dos dois anos. Que no caso dele se agravou com a chegada do Guilherme. É, tem ciúme, claro! Mas, não é com o Gui. Pois com ele é um amor roxo. Mas, com o fato de compartilhar atenção, a mãe, o pai...

Segunda-feira da semana passada, depois de um show no caminho escola-casa, eu resolvi pegar a agenda escolar para escrever para a tia. Perguntar a ela como estava o comportamento dele na escola. Para minha surpresa a Tia Carla havia escrito para mim! Perguntava como havia sido o final de semana dele. Pois estava bem agitado. Chegando a beliscar um amiguinho.

Ai meus sais... Para falar a verdade a vontade que deu foi de chorar. Compartilhei o sentimento com o papai e decidimos como iríamos conduzir a situação. Peguei o Matheus para tomarmos banho e ao invés de banho no tapetinho. Foi banho no colo! Num papo cheio de emoção (olho no olho e sem choro) afirmei todo o meu amor por ele. Falei da importância dele nas nossas vidas e por fim, fizemos um pacto de que a mamãe não brigaria mais com ele e que ele não faria mais birra.

Porque acaba virando uma coisa cíclica. Ele faz a birra, fica chato, faz coisa errada, eu dou bronca, ele fica irritado... E por aí vai! Estávamos em muita sintonia. Porque quando ele “perdia o foco” eu dizia, olha no olho da mamãe por que estou falando uma coisa muito importante. Ele assim fazia. Bom, fizemos o trato. O restante da noite foi tranqüilo e sem birras. Na manhã seguinte ensaiou uma birra e eu o lembrava do acordo. Beleza! Estava dando certo. Escrevi na agenda a minha percepção da situação e contei essa conversa que tivemos. Quem me respondeu foi a psicóloga da escola. Ela disse que é extremamente normal o que o Matheus está passando. A ficha de que em casa não é mais só ele, caiu agora! Normal após 6 meses. E outra é que ele está em período integral na escola. Tendo contato com diversas crianças. Aumentando seu universo de percepção.

Esse final de semana tivemos outras situações de birra. Agora o banquinho do castigo tem surtido efeito. Então, quando começa um show por não querer banho ou qualquer outra coisa, eu dou a escolha: você vai tomar “banho” nesse momento ou depois que ficar no banco do castigo? Tem dado certo (4 dias. rsrrs). Vamos ver até quando essa medida vai dar certo.

Numa conversa de cafézinho no trabalho, um colega que também tem filhos disse: educar filho é como um jogo de vídeo game. Quanto mais avança, as fases vão ficando mais difíceis.

E não é que é?!

AUMMMMM AUMMMM só entoando um mantra.

Beijos,

Carol.

8 comentários:

  1. Oi Minha Amiga!
    Acabei de ler seu e-mail e seu post! Parece que nossos lares estão vivendo o mesmo momento! :)
    Eu andei conversando/consultando com duas amigas, especialistas em desenvolvimento infantil, sobre a questão da mudança comportamental de Julia após a chegada do irmãozinho. Já recebi algumas dicas que teem funcionado muito bem!
    Uma delas me recomendou montar um livro de fotos de Julia e com a ajuda dela escolher fotos em que ela está feliz, triste, chorando, fazendo malcriação, etc. Quando ela fizer bobagem, pega-se o livro e quando a criança se vê nas fotos, identifica que ela prefere as que ela está feliz e muda o comportamento. Eu estou no processo de fazer as fotos, já tenho quase todo o material, só falta imprimir e montar o livrinho com ela, com cartolina, cola, etc. Como se fosse um projetinho de arte! Ela me disse que essa é uma pedagogia nova de ajuda a construção da auto-estima da criança.
    Eu não sei qual será o resultado, mas já vi que funciona, pois quando mostro as fotos dela chorando na câmera ou no celular, ela para na mesma hora, e o espelho também funciona muito bem!
    Boa sorte para nós duas e todas as mamães e os papais que passam por isso!
    Um beijo com carinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Adorei a dica do livrinho das "emoções"! Eu uso o espelho. Dá muito certo!
    Gostei muito, muito!
    Vou providenciar essas fotos!

    A fase do Matheus e da Júlia é a mesma. Não só a idade, tb da chegada do irmãozinho. Vamos trocando nossas vivências.

    Beijos com carinho.
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila!

    Adorei a ideia! Irei fazer isso lá em casa também.

    Fantástico!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. É Kerol, é isso mesmo: birra é um saco!!Agora vou te dizer: aqui não tem irmãozinho e a birra rolou solto e adoidado! Acho que o ciúme pode agravar coisa e tal, mas a idade pra mim fala mais alto. Eles começam a ter mais percepção do mundo, das coisas e têm sentimentos diversos em relação à tudo. E é difícil pra eles trasformar em palavras o que estão sentindo: dái choram, esperneiam etc,etc....Com o tempo fui aprendendo a lidar (conversa, castigo, silêncio, aumentar a música do carro kkk) e conversar com ele e por ele ajudou bastante. Às vezes precisei "falar" por ele com ele, tentando descrever o que ele estava sentindo...na maioria das vezes funcionou e o banquinho do castigo pra pensar e se acalmar também. Agora a idade, ahhhhhh a idade é o que HÁ, amiga!!!De uma hora outra parece que vai ficando mais fácil (se bem que não assim de uma hora pra outra kkk)!Paciência!!! Mil beijos, Ciça

    ResponderExcluir
  5. Ciçaaaaaaa!!!
    Estava sentindo falta de seus comentários por aqui. Você sumiu! :)
    Acho realmente que é da idade. Mas, tem o agravante do irmão. Só muita paciência mesmo.
    Passamos o carnaval no Sul. Com a família do Daniel. Foram 4 dias sem birra. Ele tinha muita atenção e muita coisa nova para interter ele...

    Beijos e não some!
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Meninas!
    Olha, por aqui as coisas andam funcionando bem. Espero que de certo para voces também!
    Boa sorte!
    Um beijo com carinho para voces duas.
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. E ai Rol? O banquinho continua dando certo? bjs

    ResponderExcluir
  8. OI sasasas!
    Para vc me chamar de Rol deve ser próxima! Quem é vc? rsrsrs

    O banquinho continua funcionando.
    Mas, Mateuzinho é bem desafiador. Ele quer sempre medir força!

    beijos,
    Carol.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares