segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Adaptação na Escola


Foto: Site Revista Escola
Oi Minha gente querida!




Hoje falarei um pouco sobre um assunto delicado, a hora de colocar seu filho na escola.



Havíamos previsto a iniciação do nosso pequeno na escola no início de 2012. Matriculamos, compramos farda, material escolar... tudo conforme manda o figurino. Tentamos a adaptação dele por mais de 1 mês e meio. Foi tudo muito dificil. Ele não aceitava ir para a escola, falava que não queria. Passei a insistir relatando as coisas legais que eles fazem diariamente. Era impossível vestir a farda nele, ou até mesmo colocá-lo no carro. Uma pessoa não dava conta e nem eu mesma conseguia mensurar o tamanho da força que ele tinha. Nossa! Só de lembrar fico agoniada.

Meus filhos sempre foram apegados à casa, aos brinquedos, as coisas e a rotina deles... O mais velho também teve uma adaptação bem difícil quando tinha seus 2 anos, mas ele permitia vestir a farda e conseguíamos levar a escola. Chorava sempre ao deixá-lo, mas depois passava.

O meu menor era impossível tirar o pijama, escovar os dentes, comer ou simplesmente pentear os cabelos. As vezes o levava do jeito que estava. Era uma loucura.

Mesmo conversando com a escola, pedindo orientações e conduzindo as coisas da melhor maneira possível com muita paciência, não consegui chegar ao meu objetivo que era adaptá-lo complementamente.

Sempre gostei de ouvir meu coração. Nesse momento, ao escuta-lo, decidi retira-lo da escola no primeiro semestre. Boa parte das pessoas não me apoiaram, sempre diziam:" Insista ele vai se adaptar!" Mas gente para que sofrimento? Ele tinha apenas 2 anos e para que essa insistencia se a idade escolar de fato não inicia aos 2 anos?

Tirei ele da escola e aproveitei o período para tirar a mamadeira e a fralda. Além de tentar melhorar a alimentação já que ele é muito seletivo. Pronto. Conseguimos de tudo... até melhorar um pouco a alimentação (esse ponto foi um pouco mesmo).

Levei-o a escola no segundo semestre sem traumas e principalmente sem a babá para acompanhá-lo. Decidi que assim seria melhor, já que ele entende que eu tenho que trabalhar todo dia e que a babá fica com ele. Então deixa-lo na escola e ficar com ele por alguns minutos, em seguida informar :" tenho que ir pois a mamãe tem que trabalhar!" Um chorinho de dengo não conta né? E lá vou eu.. dou as costas e vou me embora...Pronto. Consegui! Simples assim... A professora também me ajudou bastante, tirou algumas fotos e me enviou por diversas vezes para me mostrar como ele ficava ao longo do período na escola...

Confesso que em uma semana respirei aliviado... uma tranqüilidade imensa em saber que estava tudo indo dentro da normalidade... e que ele não estava sofrendo.

Por isso nunca me arrependo de ouvir meu coração... meu feeling de mãe. E principalmente procurar entender o porque das coisas. Entendo que cada criança tem seu tempo. E isso precisa ser respeitado. Nada melhor do que conversar e orientar, mas o AMOR impera em todos os sentidos.

Hoje ele pede para ir a escola, fala dos colegas , narra o que fez e sempre diz:" Mamãe, hoje foi muito legal!"



Vou ficando por aqui.



Super beijo



Cândida

2 comentários:

  1. Tenho certeza que o medinho dela era por pensar: "Mãe, vc vai me colocar na mesma escola que aqueles 'pentelhos' amigos de Peu?!?!" rsrsr
    Tadinho, o bichinho sofre tanto com eles.

    Essa etapa de adaptação é bem complicada mesmo e ainda vai de criança pra criança, né? Com Ingrid graças a Deus foi bem tranquilo. Que bom que agora ele já está feliz na escola.
    Dá um super beijo nele!

    ResponderExcluir
  2. kkkkk
    Todos brincam com ele mesmo, fazem carinho. É engraçado.

    Pois é... Foi díficil demais. Mas hoje me sinto bem mais tranquila em saber que tomei a decisão certa.

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares