O que é estomatite? Uma virose que enche a boca e a região digestiva de aftas. É iniciada com febre, e depois de 24 a 48 hs surgem as primeiras aftas. É bem dolorido.
Consequências: como se trata de uma doença que compromete o trato digestivo, a criança fica sem querer comer por causa da dor e do incômodo das aftas que ardem com frequência.
Tratamento: Por se tratar de virose, basta tratar os sintomas e esperar o ciclo do vírus terminar.
Bom, lendo assim parece simples... mas na minha opnião NÃO É. A principal complicação da estomatite é a desidratação que é provocada pela falta de alimentação suficiente para nutrir o organismo.
Já relatei aqui que meu pequeno é bem seletivo para comer, doente é bem pior, agora imaginem com a boca cheia de aftas... Nossaaaaaaaaaaaaa!
Bom, eu me lembrava como deveria cuidar e aliviar as dores por causa de Pedro. Liguei para a pediatra que me orientou as dosagens direitinho e os medicamentos. Que por sinal, foram os mesmos que usei com Peu.- Spray para anestesiar e aliviar um pouco a dor com o objetivo de facilitar a alimentação. Usamos três vezes ao dia, para tentar fazer as principais refeições.
- Solução para limpeza da boca para fazer uma assepsia adequada e evitar infecção;
- Remédio para dor e febre;
-Muito líquido;Seguimos usando esses medicamentos desde o primeiro dia. Mas João mesmo com o anestésico não queria comer. Não queria beber água, nem suco, ficou o dia todo com leite. Ou melhor, três mamadeiras de leite. Tentei dar picolé, sucos que ele gosta e sorvete... Ele cheirava, pegava, testava a consistência com os dedinhos e quando abria a boca chorava. Dava uma dó de cortar o coração!
Assim que ele passou a tomar somente leite liguei para a Pediatra e relatei minha preocupação. Imediatamente ela passou um soro para dar de 10 em 10 min. Fizemos isso, com muita dificuldade. Imaginem que eram três pessoas para segurar meu pequeno e colocar o soro com uma seringa no cantinho da boca. Uma verdadeira tortura!
Depois de todos esses cuidados, ele pegou no soninho e quando acordou eu notei ele bem molinho, apático e quietinho.
Levamos imediatamente para o Hospital. E como já imaginava ele estava desidratado. Para vocês terem ideia na madrugada de sexta para sábado ele tomou cerca de 2,5 litros de soro e mesmo assim não fazia xixi, além disso a glicose estava abaixo do normal.
Ficamos internados por 3 dias no hospital somente para hidrata-lo e procurar estabilizar a alimentação dele, até que tivéssemos segurança para evitar nova desidratação e recomeçar todo o processo novamente.
Como ele não podia ficar muito tempo sem o soro passeávamos pelo hospital empurrando o suporte. Essa foto foi tirada de manhã bem cedinho.
Qual a experiência que tiro disso tudo? Com doença não se brinca. É uma virose simples, mas com complicações sérias. Ao menor sinal ou desconfiança do comportamento de seu filho leve ao médico. Tivemos todos os cuidados desde o primeiro dia, e mesmo assim não foi suficiente. O olhar atento da mãe é essencial.
Bom, vou ficando por aqui.
Super beijo
Cândida
Como te falei Candinha, eu passei por isso também! É uma virose bem chatinha e que faz a gente chorar junto com nosso baby! Tem que ter muita atenção, mesmo! Melhoras aí de vez para o nosso "mascotinho"!
ResponderExcluirÊta amiga...que perrengue...nem me deu sinal de fumaça...vai me dizer que ele pegou de um coleguinha chamado Kevin....que por sua vez distribuiu aqui no predio..,e graças a Deus nao chegou aqui em casa....ainda bem que já passou hein!!!!!bjo, Ciça
ResponderExcluirOi Mila! Chorei junto com ele... foi dureza encarar algumas situações... procurei fazer isso sem que ele me visse...Ele já está melhor, Graças a Deus! Beijoss e obrigada.
ResponderExcluirOi amiga! Não quis te ligar. Achei que seria abusar demais do seu período de maternidade.
ResponderExcluirComo depois do hospital ficou tudo sob controle eu fiquei mais tranquila.
Super beijo