quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bolo de Banana

Olá pessoal!
Espero que todos estejam bem! :)

Na semana passada andei pesquisando uma receita de bolo de banana. Mas, que não fosse de banana apenas em cima. Daqueles das fatias ou rodelas caramelizadas. Queria com banana amassada. Por causa do Matheus...
Encontrei no Chocolatria uma receia bem inusitada para mim. Já que levava farinha de rosca.

Fiz ontem!!! Eu adorei! Mas, da próxima vez vou colocar um pouco mais de açúcar mascavo. Achei que ficou faltando. Essa receita é extremamente molhadinha. Muito mesmo!!! É impressionante! :)


Vejam a receita e as fotinhas:

Bolo de Banana da Simone do Chocolatria:

6 bananas grandes – 2 amassadas e agregadas na massa e 4 para decoração (para as rosas)
10 colheres farinha de rosca
½ xícara de açúcar mascavo ----- próxima vez vou dobrar o açúcar.
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
2 ovos grandes
1 pote de iogurte natural (200 g)
½ xícara de óleo
½ xícara de castanha-do-pará picadinha

Modo de Fazer:
Junte os ingredientes secos em uma tigela: a farinha de rosca, o açúcar mascavo, a canela e o fermento. Reserve.
Em outra tigela, junte os ovos, o iogurte, o óleo e as bananas amassadas. Misture à mão com o auxílio de um fouet ou espátula delicadamente (eu fiz com um garfo!). Junte os secos à esta mistura e envolva até obter uma massa homogênea.
Unte uma fôrma(diâmetro 25cms) com óleo e polvilhe com farinha de rosca. Ela recomenda colocar metade da mistura e salpicar as castanhas-do-pará picadinhas (eu tinha nozes. coloquei e deu certo também), cobrir com o restante da massa. Eu coloquei as nozes misturadas à massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.

Para a decoração - rosas de banana:
Para fazer as rosas, fatie a banana em 3 tamanhos diferentes -não mais largas e sim mais compridas: Três rodelas menores para o pistilo e as duas primeiras pétalas, duas fatias médias para as seguintes pétalas e três maiores para as últimas.

Disponha as fatias de banana em uma assadeira antiaderente (as minhas grudaram na assadeira. por isso ficou com apenas uma!) e leve ao forno pré-aquecido a 200oC, por cerca de 15 minutos ou até que a face virada para baixo esteja caramelada- com o próprio açúcar da fruta.

Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos. Desgrude as fatias delicadamente com o auxílio de uma espátula. Modele a rosa e disponha sobre a massa de bolo crua. Uma banana grande rende em média 4 rosas.

Essa foi uma maneira bem linda e delicada que ela encontrou para decorar esse bolo. Que por sinal foi feito para a revista Pão de Açúcar. Mas, você pode decorar da maneira que quiser: rodelas, fatias...

A massa fica bem firme. Pesadinha mesmo. Mas, depois de assado fica molhado, fofo e meio que esponjosa. Dá certinho como um bolo integral com pedacinhos de fruta, passas... vou tentar dessa maneira.

Olha a fatia

Beijos,
Carol.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Divina Brigaderia - Brigadeiros Gourmets

Oi meus amigos!

Vou compartilhar com vocês minha mais doce novidade: a Divina Brigaderia. Eu e Lorena Borges, uma grande amiga, estamos montando uma brigaderia aqui em Salvador.

Temos muita coisa em andamento e vem muita novidade por aí... Mas a principal é essa... doce e bem saborosa.rs

Assim que o blog ficar pronto divulgarei aqui. Mas apresento algumas fotos dos nossos brigadeiros que cada vez mais tem conquistado adeptos.

Nossos brigadeiros são fabricados com produtos de excelente qualidade, além do chocolate belga, que dá um sabor bem especial e uma consistência que é bem diferente do brigadeiro comum.

Sabor: Amêndoa.

Sabor: M&M

Amêndoa, M&M e Tradicional (ao leite)

Caixa com quatro unidades.

Caixas com 2 unidades. Ideal para uma lembrancinha.

Caixa com doze unidades, com sabores diversos.

Nosso material personalizado está em andamento e em breve teremos mais novidades.

Estamos fabricando 22 sabores: Tradicional, Amêndoa, M&M, 70% Cacau, Meio amargo, Sucrilho, Damasco, Chocolate Branco (puro), Pistache, Castanha de Cajú, Macadâmia, Nozes, Cappuccino, Casadinho, Cookies, Beijinho, Ameixa, Paçoca, Doce de Leite, Bicho de Pé, Doce de Leite e Meio Amargo com Doce de Leite. Todos com o maravilhoso chocolate belga.

Contate-nos para encomendas: divinabrigaderia@gmail.com


Super beijo

Cândida Nolasco

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Meu Gaveteiro de MDF

Oi gente! Comprei um gaveteiro de MDF em uma loja aqui perto. Há dias eu vinha namorando ele... risos. Já sabia o que queria fazer, mas tempo que é bom ... nada! Consegui fazer o que queria, e deixo aqui meu passo a passo.

Primeiro retirei os puxadores, pois queria forrar a frente das gavetas de tecido.

Retirei um a um com uma serrinha.

Depois limpei todo o gaveteiro com um paninho úmido. 
Aqui o material utilizado, a base acrílica e depois a tinta fosca da cor escolhida.

A primeira camada é da base. Depois pinta-se quantas demãos achar necessário.

Após lixar o mdf eu forrei a frente das gavetas com o tecido escolhido. Basta passar cola de maneira uniforme com um pincel, em seguida colar o tecido aos poucos e passar os dedos para ajustar, de maneira que ele fique rente ao mdf.

A torre de gavetas pintada e lixada.

Após secagem da cola, recortei as sobras de tecido com uma tesoura amolada.

Para colar os puxadores usei essa cola epóxi acima.

Colei os puxadores e esperei secar por 10 min.

Prontinho!!! Assim ficou meu gaveteiro. Combinando com minha caixa e com a cadeira. Um verdadeiro festival de verde e lilás. risos

Para escolha dos tecidos a dica que dou é que você tem que escolher uma cor em comum entre eles, não importa a padronagem/estampa.

E aí? Gostaram? Eu modéstia parte adorei!
Logo logo mostrarei meu cantinho como está.


Super beijo

Cândida

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Eu e o Biscuit

Olá!



Sempre fui envolvida com Artesanato, trabalhos manuais... Mas, ando bem afastada de tudo isso. O último trabalho que fiz depois de muuuuito tempo foi o bolo cenário da Bia, em abril/11. Depois de 3 anos no mínimo!



Por uns 3 anos modelei muito em biscuit. Fiz parte de uma comunidade bem ativa de artesãs, cheguei a ter trabalho meu divulgado em revista... Muito gostosa essa época. Mas, quando me mudei para São Paulo fui perdendo o pique e as indicações das boleiras de casamento de Salvador.



Bom... Decidi que vou retomar essa modelagem para atender a um pedido muito especial. Vou fazer umas besteirinhas para engrenar, ver se resgato o jeito e se realmente posso me comprometer comigo mesma!


Para começar a reviver, resgatei uma fotinhas. Elas estão com uma resolução bem ruinzinhas. Sem falar que mal tiradas.



Vejam só....



Ah... o blog que está marcando as fotos ainda existe. Foi de lá que as tirei. Não sei onde foram parar as “originais”. Mas, está bloqueado. Só eu entro com senha! rsrsrs



essa foi a Noiva Patrícia! A foto do casal não achei legal...


Topo de bolo para uma festinha de 1 ano.


Esse casal no carro é com um estilo de modelagem diferente.






Ele surfista (com o desenho da prancha dele) e ela, espanhola que adora praia.


A guirlanda lá de casa. rsrsrs


Casamento na praia. Eles adoram viajar.
Ela de mala de rodinha e ele de mochilão. Ele adora mergulhar, por isso o Snorkel.



É isso...



Vou arranjar tempo e dedicação.



Lembro que minha vida de artesã era de seg-sex das 20:00 às 04:00 da manhã. Dormia até 07:00. Ia para a vida de analista de sistemas e volta para o ciclo. rsrsrrs E no final de semana era o tempo todo!!! :)



Beijos, Carol.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Torta Rápida



Olá!
Quem não tem uma receitinha de torta de liquidificador hein?!
A receita que sempre tive é aquela massudinha, tipo pudim... sabe!? Aquela em que boa mesmo, só se for a de sardinha! hahaha

Bom... navegando dia desses no Panelaterapia, achei uma receita que resolvi testar por ser mais fofinha. APROVADÍSSIMA! Acreditei tanto no Panelaterapia que ainda convidei a Thaisa e o Ricardo sem nunca ter testado a receita. Deu super certo! Ufa! rsrsrs

Anotem aí os ingredientes:
1 copo de leite;
1/2 copo de óleo ou azeite;
3 ovos;
1 e 1/2 copo de farinha de trigo;
1 colher (café) de sal ou tempero completo;
3 colheres (sopa) de parmesão ralado (coloquei um saquinho);
1 colher (sopa) de fermento químico em pó.
* sempre que for usar fermento em uma massa de liquidificador, bata todos os ingredientes e adicione o fermento só no fim. Quanto menos ele bater, maior será sua capacidade de fermentação.

Coloquei numa assadeira de fundo removível. Mas, poderia ser num refratário.
Assei por uns 45 min no forno pré-aquecido. Forno médio.

Para o recheio você pode usar sua criatividade. Para essa eu tinha 2 salsishões Viena, abobrinha, cebola, alho e pimentão. Só tinha essa opção e ficou uma delícia. A do Panelaterapia era mais ou menos assim também. Ela usou com calabresa. Esqueci de colocar o milho e ervilha. Teria dado um colorido bem bonito. Bom... refoguei tudo picadinho e coloquei em cima da massa. Pronto!
Receita boa é receita prática.


Beijos,
Carol.

domingo, 11 de setembro de 2011

Forrando caixa de MDF com tecido


Adorei fazer isso. É simples, fácil e o resultado é bem bacana.

Estava precisando forrar uma caixinha de mdf que já havia pintado de branco há um bom tempo. Acho que há cerca de 5 anos. Mas como havia forrado minha cadeira do PC com um tecidinho com estilo romântico e estava precisando de uma caixinha para guardar meus furadores, peguei o resto de tecido e coloquei a ideia em prática.

Primeiro de tudo você tem que pintar a caixa de branco. É necessário esse passo antes para que o tecido que é claro não fique sobre o fundo escuro da caixa de mdf cru, além disso ajuda a a aderir melhor o tecido.

Vamos as fotos com o passo a passo.

A caixa pintada de branco.

Os tecidos verde e lilás.
Faça as medidas da caixa e recorte o tecido com cerca de sobra de 2 cm para cada lado.

Após a tinta seca, passe cola branca (Cascorez) com um pincel, aos poucos e de maneira uniforme.

Aos poucos vá aderindo o tecido. Passe a mão sobre a superfície colada para que fique bem uniforme, sem bolhas de ar e certinho.

O fundo eu forrei com o tecido de florzinha. E a tampa de poá verde e lilás. Resolvi colocar dois tipos de poá na tampa porque a largura do meu tecido era de 20cm e a tampa era mais larga do que isso. Na hora fiquei na duvida, mas depois eu gostei do efeito.

Observe que não há cortes nas pontas da caixa. Esse é o principal detalhe. Após a cola seca, você pode recortar com uma tesoura bem rente à caixa.

A caixa pronta esperando secar.

Agora meus furadores de papel já tem um cantinho especial.

Minha caixinha pronta organizando meus objetos.


Façam também e me mandem fotos.
É bem fácil mesmo.


Beijos e beijos

Cândida


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Você sabe o que é Chimango?

Olá pessoal!
Retomando o Enlatando, né? A vida continua....

Chimango faz parte da nossa vida desde sempre. Tão natural quanto o pão quentinho do dia-a-dia.
Quando fui morar em Salvador e falava do chimango, as pessoas diziam não conhecer. Achava isso um absurdo.... Mas, como não??? Agora... imagina só em São Paulo!

Fazendo uma pesquisa agora, fiquei sabendo que realmente é um biscoito típico da Bahia, mais precisamente Sul e Sudoeste da Bahia. O porquê eu não sei.

O Chimango mais gostoso da minha vida é o da minha tia-mãe Lêda. Já tentei fazer a receita dela mas, ficou duro que nem pedra. Virou uma arma!!! Risos. Um dia aprendo. Em dezembro, nas férias, vou propor tirar foto do passo-a-passo dela.

Chimango é um biscoito de goma (polvilho azedo), de ingredientes simples e ideal para acompanhar um cafezinho numa roda de conversa, no café da manhã, da tarde, da noite, do lanche.... rsrsrsrrs

Vejam aqui a receitinha e as fotos. Parece pão de queijo mas, não é!!
Esses da foto foi do nosso café da manhã de hoje. Quentinho... hummmm.


Pré-aqueça o forno e coloque para assar por uns 30 / 40 minutos em forno médio. Ele fica com a casquinha mais crespinha e dentro beeeeem macio. Você pode fazer e congelar. É assim que usufruo dos de Tia Lêda aqui em SP. :)

Essa receita também dá certo com 1 ovo apenas. A diferença é que o biscoito vai ficar oco. Ah... nunca fiz, nem sei de ninguém que tenha feito essa receita com margarina. Se alguém fizer, depois me conta.

É isso...
Bom feriado.

Beijos,
Carol.

domingo, 4 de setembro de 2011

Mimos para sobrinhos e sobrinhas

Oi minha gente!

Primeiro gostaria de agradecer as palavras de carinho, os abraços silenciosos, os telefonemas emocionados e as infinitas tentativas de consolo e conforto. Obrigada de coração, minha eterna gratidão a cada um de vocês que tentaram se fazer presente nesse momento tão difícil e doloroso de minha vida.

Então... a vida continua.... e o Enlatando também...Vamos ao post de hoje.

Adoro fazer algo para presentear quem gosto, há cerca de 15 dias pensei em fazer um mimo para os sobrinhos e sobrinhas, como Gui e Teteu estão longe, presentei algumas sobrinhas, filhas das amigas queridas Paty e Lore.

Primeiro eu fiz uma receita dos biscoitinhos amanteigados que já publiquei aqui. Após assados, coloquei em um saquinho e amarrei. Em seguida fui para a embalagem de papel kraft.

Baixei um molde na Internet e adaptei para as medidas que precisava. Risquei sobre o papel e recortei.

Após o corte, fiz um coração na parte da frente e recortei sob a medida.

Veja o detalhe do desenho.

Em seguida colei as partes e formei o pacote de papel kraft.

Usei meu perfurador de flor para fechar o pacote, mas não gostei do efeito com a fita. Resolvi registrar só para vocês verem.

Fiz umas tags para colocar o nome. Usei papel scrap e para contornar as arestas usei mu perfurador trabalhado.

Como o mimo era para meninas, fiz uns lacinhos para compor a tag.

Meu pacote ficou assim... acabei deixando apenas um furo no centro para amarrar a fita de cetim.

Coloquei os saquinhos com biscoito em formato de coração.

O efeito do coração recortado de pertinho.


Teteu e Gui a Titia vai fazer depois para vocês em formato de carrinho ou bichinhos, viu? Um cheirinho no "pecocinho" cheiroso.

É isso...

Gente o Blog Feito a Mão da Claudinha lançou um concurso bem bacana sobre lembrancinhas de aniversários originais. Leiam na íntegra as regras e orientações sobre prazos aqui.

Super beijo

Cândida

Postagens populares