sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dor da alma



Foi difícil decidir o que escrever para o post de hoje. Mas quando já não tenho algo em mente, gosto de expressar o que meu coração pede... e assim decidi por falar sobre “dor da alma”. Entenda dor da alma como dor da perda.

Acho que muitos já sentiram isso, mas provavelmente nunca se expressaram dessa forma.
Antes de contar o sentido desse post, gostaria de fazer um parêntese sobre minha infância. Após o falecimento de minha mãe, Tia Nádia(irmã de minha mãe) e minha Avó Fara abraçaram carinhosamente a nossa educação, minha e de minha irmã. Pouco tempo depois veio Thaís, minha prima, que passou a ser nossa irmã e filha adotiva de Tia Dau, como é chamada por todos. Tia Dau sabia muito bem acarinhar, alegrar, cuidar, pentear os cabelos, fazer mutirão para limpar os ouvidos e unhas aos sábados... Sem contar no cuidado que ela tinha com as tarefas, atividades da escola, aniversários, dia das crianças e Natal... Uma verdadeira tia-mãe. Meu Deus, como é bom me lembrar disso!!

Bom, há cerca de uma semana, essa grande Tia sofreu um acidente de carro seríssimo, no qual houveram 4 vítimas e ela foi a única sobrevivente (Ufa!). A notícia desse acidente chegou para nós da família como algo muito mais do que doloroso, era avassalador, pois a notícia era de que não havia um único sobrevivente. Que desespero! Era uma dor que vinha de dentro... Era verdadeiramente uma dor da alma, corroía e estraçalhava tudo. Inevitavelmente recebi a notícia na frente dos meninos, Pedro e João Arthur. Eles ficaram sem entender direito. Durante meu desespero, me dei conta que eles estavam assustadinhos me olhando e tentando me ajudar... Ai doía mais ainda...

Aos poucos foram chegando mais notícias e havia uma luz no fim do túnel.. ela realmente estava viva. Que alívio. Que bálsamo para nossos corações. Daí ouvi uma voz linda com o travesseiro na mão para eu descansar :” Pronto, mamãe, agora você não precisa mais chorar, vai ficar tudo bem, viu?”... Que amor...
Ai caí em mim que nós poderíamos ter polpado meus pequenos desse momento. Mas como pensar nisso no auge do desespero?

Como minha mãe já faleceu há muito tempo, Pedro entende um pouco o que é morrer. Para ele é morar com Papai do Céu, em um lugar bem tranquilo e feliz, que só tem coisas boas. Pronto, até aí já basta! Acho que entrar no detalhe de um funeral, de um sepultamento ou cerimônia de cremação é muito para uma cabecinha tão inocente ainda. Aos poucos vamos dosando essas informações e chegamos ao todo, que é triste demais. Esses dias ele me questionou o que se faz no céu depois que morre... pensei, pensei, pensei... e fiquei em silêncio... Daí ele continuou... “Lá tem TV? Tem Cama? Tem brinquedo?”... No fundo no fundo eu sabia que tão cedo iria ter essas perguntas... Respondi que sim(ainda me questionando se essa seria a melhor resposta)...Dai ele me disse: ”Ainda bem, se não seria muito chato ficar sem fazer nada...”

Como fonte de orientação sobre o assunto a Revista Crescer (Editora Globo) do mês de Agosto trouxe uma reportagem abordando isso. Vale a pena ler (aqui), pois é proposto o grau de orientação que a criança deve ter até determinada idade, além de sugerir alguns livros da literatura infantil sobre o tema.

Minha Tia está em estado grave na UTI. Estamos orando e com muita fé em Deus de que ela irá se recuperar e ficará tudo bem. Ouvi de meu primo e afilhado Andre (filho de Tia Dau) no Hospital essa semana a seguinte frase :” Dinda, minha mãe é especial demais para mim. Se eu conseguir ser 1/3 para meu filho do que minha mãe é para mim, tenho certeza de que ele será a segunda criança mais feliz do mundo. Porque a primeira sou EU!”. Eu vou dizer uma coisa para vocês... Quase todas as lembranças felizes que tenho em minha infância me faz lembrar minha Tia. Imaginem que ela sentava no chão para brincar de boneca com a gente, fazia roupa de boneca, jogava baralho... ensinava cada música engraçada... ríamos todas juntas na maior farra. Então, André não exagerou em momento algum... Ela é um exemplo de pessoa e de determinação!

Aos amigos, obrigada imensamente pelo carinho, palavras de conforto e ajuda. Sem dúvida nenhuma isso ameniza a dor e nos dá a certeza de que AMIZADE é de fato um bem especial demais. Peço a todos que incluam Tia Nádia em suas orações. Vamos fazer uma corrente de energia boa e positiva!

Super beijo

Cândida ou Prin ( de Princesa, como minha Tia me chama sempre)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Receita de Terrine de Gorgonzola

Adoro gorgonzola! Então tudo que vai essa iguaria estou provando.

Fiz uma terrine de gorgonzola aqui em casa e foi sucesso. Então vamos a receita...



Ingredientes

100g de queijo gorgonzola
1 envelope de Gelatina em Pó Sem Sabor
1 lata de creme de leite
200ml de água fervente
1 tablete de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Alho, cebola a gosto

Modo de preparo

1- Umedeça a Gelatina em Pó sem Sabor em 3 colheres (sopa) de água fria, junte o tablete de caldo de legumes, dissolva na água fervente e espere esfriar.
2- Em seguida, leve todos os ingredientes ao liquidificador. O Olho e a cebola eu já coloco triturado.
4- Leve à geladeira até ficar firme, cerca de 2 horas.

Desenforme e decore a gosto.

Depois me conte se gostou!

Super beijo

Cândida

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Xarope Natural - Caseiro


Oi pessoal!

Tudo certinho com vocês?


Quem tem criança sabe que volta e meia tem uma tosse nos atormentando.

Lá em casa (antes de casar) sempre tinha um chá, um xaropinho natural e eu e Cândida seguimos essa regrinha em nossas casas (depois de casar! Risos.)

Hoje vou postar uma receitinha tiro e queda para tosse seca e tosse com secreção.


Tosse Seca:

Um xaropinho delícia de Beterraba.

Ingredientes:

1 beterraba média em rodelas.

Açúcar – quanto baste.

Modo:

Pegue um pequeno recipiente e forre o fundo com açúcar. Não precisa ser uma camada grossa. Em cima, coloque uma camada de beterraba. Faça a seqüência de uma camada de açúcar e uma de beterraba.

O ideal é que você faça à noite e deixe descansar. Ao amanhecer você vai ver que o açúcar derreteu e formou um caldinho cor de beterraba. É esse xaropinho que você vai dar/ tomar durante o dia. De 3 à 4 vezes. É bem gostosinho.

Não é interessante fazer em grande quantidade. Pois ele fica fora da geladeira.

Vale lembrar que quem tem problema com açúcar não deve consumir esse xarope. Ele é bem docinho.


Tosse com Secreção:

Xarope de Abacaxi

Ingredientes:

½ abacaxi madurinho em rodelas

1 xícara de açúcar mascavo ou de mel (se for criança cuidado com o mel. Para os meus quando tinha por volta de 1 ano eu fiz com o mascavo. Não altera em nada o resultado.)

1 xícara de água

1 pauzinho de canela

4 cravos

1 cebola branca grande em rodela

Modo:

Coloque o açúcar/ mel na panela, forre com o abacaxi e coloque os demais ingredientes. Você vai deixar cozinhar por uns 45 minutos ou até que forme um caldo grossinho.

Feito esse passo, espere esfriar e coe. É preciso apertar bem o abacaxi. Ele fica cheio de caldinho.

Você conserva na geladeira por até 5 dias.

Antes de dar, tira um pouquinho antes da geladeira para quebrar o gelo.

Toma umas 3 vezes ao dia.

Gente... Esse EXPECTORA A ALMA!!!!!

Não pensem que o sabor é ruim por causa da cebola. É uma delícia. Nem tem o sabor da cebola.


Muita saúde para todos!

Beijos,

Carol.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Personalizando capa de caderno

Oi minha gente!

Tenho uns três cadernos de receitas, fora os pequenos livrinhos que vejo em supermercado, revistas e recortes. Adoro! Anoto minhas receitas com o maior cuidado e ainda relato quem me passou. Acho que é um jeito especial para me lembrar da pessoa com carinho ou de algum momento que me deixou saudade.

Imaginem que tenho caderno escrito por mim em 1996 (rs), e já fazia cópia do caderno de minha mãe com nada mais nada menos que 12 anos. Acho que dá para notar que gosto mesmo né?  Bom, a verdade é que caí em mim que nenhum caderno foi personalizado, colocado do meu jeito. Então coloquei as mãos à obra e o resultado foi esse abaixo. Vejam o passo a passo.

Material utilizado: Tecidos de sua escolha, fitas, cianinha e adereços diversos. Cola quente para colar o tecido na capa do caderno.

Detalhe das fitas. Adoro essa fita branca com pontos vermelhos. Comprei o ano passado em uma de minhas idas a 25 de Março. Só inaugurei agora.... Antes quando eu gostava de algo desse tipo eu nunca comprava, agora eu compro.... e sempre arrumo algo para usar... Amo isso! Diria que é mesmo minha válvula de escape.

A fita preta eu usei como marcador de página.

Como a capa do caderno era de cor forte, antes de forrar com tecido eu colei uma folha de papel ofício. Caso contrário iria sobressair através do tecido.

Basta dobrar o tecido e ir colando com cola quente. Faça isso aos poucos para o tecido não embolar.

A capa pronta.

Depois foi só colar as fitas. Faça da maneira como achar melhor.

Colei uns laços sobre as fitas para finalizar de forma delicada.
Observe que a fita preta eu dei um nó na ponta superior, e colei um laço de bolinhas vermelhas.

Acho o máximo lacinhos prontos, além de fáceis de usar, são delicados e bem feitos. Também foi parte de minha aquisição na 25, risos.

Para passar o arame eu furei o tecido com uma agulha de crochê. Pode ser que exista outra técnica (rs) mais prática, mas usei essa e deu certo.

Vejam como ficou meu caderninho de receitas com capa personalizada...
Aos poucos irei decorar minha cozinha nessas cores. Acho um charme preto, vermelho e branco.
Vai combinar perfeitamente com minha galinha da Angola que Lara me deu de presente, é o meu pesinho de porta. (rs)

O detalhe do meu marcador de página.

Meu caderno dentro. Eu subdividi em duas partes: Salgados e Doces.


Foi bem fácil de fazer. Apenas consumiu tempo colocar o arame no lugar, pois não é espiral, se fosse seria infinitamente mais prático.

Fica ai mais uma ideia para vocês!


Recadinho especial para nossos leitores: Deixem recadinhos, um alô que seja já nos deixa imensamente feliz. Um blog sobrevive de comentários, diria que é a força principal dos autores. Assim saberíamos o que mais agrada. Vejo que o blog cresce a cada dia, mas percebo que são poucos os que nos deixam recadinhos. Ficamos muito felizes quando vocês nos escrevem! Please, passem por aqui e deixem um "rastro".


Super beijo

Cândida

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Feito por mim - Aniversário marrom e rosa

No Feito por mim de hoje irei publicar os dotes de Lorena, uma amiga, que resolveu colocar a mão na massa e fazer a festinha de um ano de sua linda Luísa. A festa foi na casa de Tia Karlinha, apenas para a família e poucos amigos, bem pequena mesmo.

Vejam o depoimento de Lorena:" Utilizei as cores rosa e marrom para decorar. A noite estava agradável e não muita fria. Luísa ficou eufórica durante todo o dia. Acho que sabia que o dia era dela!!
Passou a maior parte do dia com o Papai passeando pela cidade, enquanto a mamãe aqui cuidava dos preparativos e dos brigadeiros.Tentei fazer com que ela dormisse um pouco a tarde, mas tudo em vão...então acabei desistindo, afinal o dia era dela e ela teria que aproveitar. Curtiu..."pinotou" que só ela (risos), para a alegria dos avós, titias, titios e primos.Só dormiu depois que o último convidado foi embora (depois das 22:30h). Minha princesa, que Deus lhe dê muitos anos vida. Saúde e amor sempre! Papai e Mamãe te amam."

Brigadeiros boleados. Forminha rosa em poá marrom.

Lorena fez os wrappers em papel de scrapbook.


A lembrancinha. Brigadeiro de colher em potes de papinha.



A mesa completa.


Como a noite estava um pouco fria, Lorena serviu mungunzá. Aqui na Bahia é uma espécie de mingau de milho.

As canecas de alumínio personalizadas para o mungunzá, servido bem quentinho.

É isso aí, Lore! Ficou uma graça! Parabéns!

Super beijo

Cândida


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mini Cupcake de Cenoura

Olá pessoal!

Guilherme fez um aninho!!! Ô Jesus... como passa rápido! Meu pitoco já está um meninão com carinha de moleque. Um fofo! Uma gostosura! Obrigada Senhor!!!!!

Decidimos que não teria festa. Mas, deu um peso na consciência por não ter nada. Então que de última hora decidi cantar parabéns com um lanchinho. Só a gente mesmo... Teve bolo, cachorro-quente, brigadeiro (com leite condensado e leite condesando de soja) e mini cupcake de cenoura.

O sabor foi escolhido para que a Bia também pudesse comer. Ela tem Alergia a Proteína do Leite de vaca (APLV). Então peguei a receita já postada aqui e a usei para fazer o mini cupcake.


1) Faça o bolo de cenoura e distribua nas forminhas. Para o mini foi usado a quantidade de uma colher de sobremesa. Ficou excelente o tamanho.
2) Leve ao forno pré-aquecido. Uns 20 minutos aproximadamente e já estão prontos!
3) Após assados, retire-os da assadeira e os distribua na grade. Esse procedimento é para que a forminha de papel não fique úmida. Retire-os ainda quente para não suar.
4) Depois de assados, é hora de preparar o topo. Dessa vez usei brigadeiro no ponto de enrolar. Para a Bia, foi usada uma calda simples de chocolate sobre o bolinho. Mas também poderia ter sido do brigadeiro com Leite condesado de soja.
Foi a primeira vez que fiz o mini cupcake. Adorei! O tamanho pequeno facilita muito para comer.
Ficou uma delícia.

Beijos,
Carol.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Customizando potes de papinha II

Oi minha gente!

Customizei esse fim de semana mais um potinho de papinha. A ideia não é reaproveitar??? Então fica ai mais uma opção simples e legal de fazer.

Tenho visto em alguns sites temas de aniversário para meninas estilo Ateliê de Costura. Depois que customizei esse potinho me lembrei desse tema e acho que seria bem bacana como lembrancinha de aniversário e chás.

Vejam o passo a passo abaixo:

Material utilizado: algodão, pote de papinha, tecido a sua escola e uma fita. Como eu queria esse tecido verde de poá lilás, eu dobrei em formato de fita.
Além disso, você irá precisar de pistola de cola quente.

Feche o potinho para facilitar o manuseio. Coloque o algodão na tampa.
No lugar do algodão você pode usar aquela espuma ou malha acrílica.

Coloque o tecido sob o algodão. E segure com firmeza, mas com cuidado para não apertar mais de um lado do que o outro, caso contrário fica torto.

Passe cola quente aos poucos nas laterais e vá colando o tecido fazendo pequenas pregas suaves.

O tecido todo colado e as pregas ao redor da tampa.

Em seguida, corte o excesso.

Após cortar, passe cola quente novamente e aos poucos vá colando a fita para dar o acabamento nas laterais da tampa.

Ao finalizar, dobre a ponta e coloque para dentro, colando com cola quente.

Ui!... minha unha está horrível. Preciso de uma manicure urgente!!! Mas vamos lá...

Para finalizar pensei em um botão roxo, mas eu não tinha, então fiz um laço e colei em cima da colagem final.

Prontinho! É um porta botões e alfinetes!


Gente, eu gostei demais! Já estou usando! E vocês o que acharam?

Para a cabeça fervilhar com ideias de aniversário estilo Ateliê de Costura, vejam o blog da Amy Atlas. Fantástico!

Super beijo

Cândida

sábado, 6 de agosto de 2011

Feito por mim - lembrancinha para Chá de Fraldas

No Feito por mim de hoje irei publicar mais uma vez os dotes de uma de nossas leitoras e amiga Lavínia.

Acho que Lavi está se descobrindo e se aperfeiçoando cada vez mais.

Ela foi designada por uma colega de trabalho a desenvolver a lembrancinha do Chá de Fraldas de um outro colega.
Veja abaixo o material:

- Folha de papel para scrapbook, usou o quadriculado em azul;
- Para a palmilha, papel adesivo branco
- Para o cadarço, fita de cetim branca

No mais, apenas cola, furador em forma de círculo, tesoura e como ela mesmo diz "muita paciência para cortar e colar".


Ela colocou jujuba dentro do saquinho.
O molde você pode procurar na Net, existem vários. Inclusive de tipos diferentes, com saltinho, sem cadarço...etc




Como foi um chá no trabalho, cada colega colaborou com algo. O painel foi feito por outra colaboradora.


É isso ai!!!

Fica a ideia!

Legal, Lavi!

Super beijo

Cândida

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Meu Vô, saudade!

SAUDADES...

Hoje faz 1 ano que meu vô se foi.
Meu coração se enche de tristeza. Mas ao mesmo tempo procuro me lembrar com alegria de todos os momentos felizes que passamos com ele.

Adoro essa música que Maria Gadú fez para a avó dela, D. Cila. Linda demais.

"Para você, meu Vô!"

Nome da Música: D. Cila
Letra e música: Maria Gadú

De todo o amor que eu tenho
Metade foi tu que me deu
Salvando minh'alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu
Se queres partir ir embora
Me olha da onde estiver
Que eu vou te mostrar que eu to pronta
Me colha madura do pé
Salve, salve essa nega
Que axé ela tem
Te carrego no colo e te dou minha mão
Minha vida depende só do teu encanto
Cila pode ir tranquila
Teu rebanho tá pronto
Teu olho que brilha e não para
Tuas mãos de fazer tudo e até
A vida que chamo de minha
Neguinha, te encontro na fé
Me mostre um caminho agora
Um jeito de estar sem você
O apego não quer ir embora
Diaxo, ele tem que querer
Ó meu pai do céu, limpe tudo aí
Vai chegar a rainha
Precisando dormir
Quando ela chegar
Tu me faça um favor
Dê um banto a ela, que ela me benze aonde eu for
O fardo pesado que levas
Deságua na força que tens
Teu lar é no reino divino
Limpinho cheirando alecrim

Um beijo com cheirinho de alecrim.

Cândida

Postagens populares