domingo, 31 de julho de 2011

Customizando cadeira

Oi minha gente!

Há pouco mais de um mês comecei a adotar algumas práticas ajustando alguns detalhes em casa. A ideia é customizar e dar um ar pessoal a alguns cantinhos do meu "lar doce lar". Isso me dá uma satisfação imensa além de me ajudar a liberar o estresse do dia a dia.

Com esse propósito passei a vasculhar alguns blogs e existem muitos com ideias excelentes. E em uma dessas visitas, descobri no blog Um Lar que é possível reformar cadeiras sem muitas dificuldades. Pronto!!! Era o empurrão que eu precisava para reformar uma cadeira que uso na mesinha do computador... ela tem nada mais nada menos que 16 anos... Irma, acho que você se lembra dessa cadeira, compramos juntas e foi para usarmos na mesinha do nosso primeiro computador.

Como gosto da ideia de reaproveitamento, lá fui eu na tentativa... O máximo que poderia acontecer era eu jogar fora e ter certeza de que não tenho a menor habilidade para isso. Mas preciso dizer que amei a experiencia e confessar que adorei o resultado!

Obviamente que tirei fotos do meu passa a passo.

Olhem o estado da cadeira... O tecido gasto....

Assento manchado....

Pés enferrujados...

Para fazer isso, tive que carregar todas as tralhas e minha disposição para a garagem, e Peu também... risos. Meu ajudante! Que tive que controlar bastante por causa da alergia. Mas era um fofo... me dizia cada frase linda de incentivo:" Mamãe, você faz tudo, não é?", " Mamãe, você é corajosa!"... Lá pelas tantas, passaram-se quase 1 hora eu arrancando os grampos, e com a mão doendo, ele disse :" Mamãe, você é forte, não chora e também nem fala ai!" Essas palavras lindas são o maior incentivo... É um tratamento de choque para qualquer doença! rs Filho, a mamãe te ama demais, viu? 

Bom, voltando ao passo a passo... ( e enxugando as lágrimas da mamãe coruja bobaaaaa)

Primeiro você tem que retirar o assento e o encosto da cadeira. Dá um mega trabalho... E exige jeito e força com uma chave de fenda para arrancar grampo a grampo. Mas antes é necessário retirar um acabamento de plástico.

Esse é o acabamento de plástico, cheio de grampos. Tem que ter cuidado para retirar e não machucar a mão.


A cadeira sem assento... E sem o forro do encosto É quase uma operação cirúrgica.

O acabamento de plástico no chão. Olha quanto grampo!!!


A carcaça de minha cadeirinha velhinha, com os pés lixados... Após lixar é necessário limpar a 
cadeira toda com um pano úmido e depois um pano seco, não pode ter poeira antes de pintar. 
Nessa hora eu respirei fundo de alegria... Estava doida para usar minha tinta spray. Peu abriu um sorrisão, mas mal sabia ele que iria para o outro lado da garagem por causa do cheiro... Tadinho! Mas ele foi e ficou me espiando... "Que legal, mamãe! Deixa eu fazer?"

A primeira camada de tinta spray. Gente, preciso confessar: tinta spray é perfeita!! Fácil, prático, e de secagem rápida. Só tem cheiro forte... Detalhe importante para mim que tenho rinite.

Bom, preciso dizer que a máquina fotográfica esgotou a bateria no meio do processo. Que raiva! 

Mas enquanto a tinta secava eu  forrei o assento e o encosto com o tecido que queria. Eu escolhi lilás com verde porque uma parede do meu quarto é verde clara. Para forrar é necessário o grampeador para forrar cadeiras e sofás. Sem ele não dá!

Depois de secar, meu maridão parafusou o assento e o encosto ... e detalhe: enquanto fazia elogiava o resultado...
Ficou assim!!!  Digam ai, para minha primeira experiencia eu fiquei bem satisfeita.

Detalhe das costas da cadeira. Forrei o acabamento com um tecido verde de poá lilás.

E os mesmo tecido na lateral do encosto para fazer um acabamento melhor. O encosto acolchoado foi colado na parte de madeira com cola quente, o tecido de poá ajudou a dar um visual melhor no acabamento, que antes, na versão original era de borracha e pregado com grampo.

Pronto, meu cantinho ficou bem especial, e com ar romântico por causa das cores e do tipo do tecido (florzinha e bolinhas).
Gostaram?


Material utilizado:

Tecido 100% algodão
1 lata spray de tinta branca fosca (usei a Suvinil)
Um grampeador para forrar cadeiras
Uma lixa 120 para lixar ferro
Um pano úmido
Um pano seco
Pistola de cola quente para o acabamento.


Agradecimentos especias ... risos

Blog Um Lar, por demonstrar que essas coisas são possíveis.
Peu, pela companhia e ajuda essencial.
Tio Dinho, porque ele é o tipo "faz tudo" e enquanto eu fazia me lembrava dele, e me lembrei que ele usava tinta spray para pintar algumas coisas... risos
Tia Neu, pela habilidade que tive com a escolha do tecido... Cheguei na loja pedindo e escolhendo o tecido pelo nome... sem falar que eu não sabia que tinha habilidade para medir e cortar o tecido...rs
A Vó, que sempre me ensinou do jeito dela, que não devemos ter medo de nada... e encarar tudo de frente..
Lembrei muito de minha infância, que delícia...!!!!!!
Preciso dizer que fiquei com saudades?

Pronto, mais uma coisa enlatada!
Beijo beijo

Cândida


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Biscoitos - O Pirata

Olá para todos!

Sou super fã de um blog de biscoitos amanteigados. O Suggar Belle.
Essa semana foi postado um passo-a-passo de como fazer o biscoito com o rostinho de pirata. Bem legal para festinha de meninos.

Vejam só:

1) Aproveite o cortador de bola de Natal. Mas, um balão ou mesmo um simples círculo vai funcionar.

2) Para decorar os biscoitos em forma de pirata é fácil (assim diz ela! rsrsrs). Você vai precisar de:

* Contornos em preto com a ponta # 2 ou # 3 e uma ponta # 1.5 para detalhes
* Vermelho, tom de pele e branco. Basta fazer apenas um pouquinho de branco!

3) Em primeiro lugar, o contorno do cookies.


4) Em seguida, preencher com o vermelho a bandana e adicionar rapidamente às bolinhas brancas.


5) Depois que a bandana secar um pouco, preencha a área do rosto com a cor de pele.

Isso precisa secar durante a noite. No dia seguinte, use a ponta # 1.5 para adicionar o olho, nariz, boca, tapa olho. Para fazer que seu pirata tenha um olhar mais realista, você pode usar o branco para adicionar o brilho de seus olhos. É um pequeno detalhe, mas você vai se surpreender com a diferença que faz.



Será que eu consigo? Vou tentar! Basta arranjar tempo!
Depois eu conto.

Para completar a festa, tem o biscoito em forma de Navio de Pirata. Montados com cortadores em formato de folha em diferentes tamanhos. Unidos por recheio de chocolate. Hummm Adorei!



Beijos,
Carol.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conjutivite alérgica e desabafo

Oi pessoal!

Como vocês foram de fim de semana?
O meu foi legal, mas poderia ter sido melhor se não fosse a conjuntivite alérgica de Pedro.
Bom, primeiro gostaria de dizer que a alergia respiratória está contornada. Tem exatos dois meses que ele não tem nenhuma crise de traqueíte ou bronquite. Estamos fazendo tratamento homeopático há 9 meses. Ele gosta de usar as “bolinhas”, não dá trabalho para usar, apenas tenho que ter disciplina quanto ao uso, e isso é tranquilo para mim.
A conjuntivite alérgica também faz parte do quadro de rinite, uma coisa puxa a outra. O grande problema é que com frequencia estamos usando colírio, desses próprios para alergia, porém sem corticoide. Esses colírios são uma espécie de preventivos. Mas não tem resolvido. Levamos a um novo oftalmo, acho que é o quinto em 1 ano e meio, e usou um corticoide que resolveu. Mas ao terminar o prazo de uso, 7 dias, retornou tudo novamente. Não sei se vocês sabem, mas uso prolongado de corticoide ocular pode causar glaucoma e uma série de outras doenças.
Queria que vocês imaginassem um pouco o que é uma criança com esse tipo de alergia...
· O olho fica constantemente irritado;
· Qualquer coceira local provoca uma irritação enorme, sem contar que para coçar, basta começar;
· Tem uma sensibilidade grande a claridade, portanto imaginem que Pedro fica um bom tempo de olhos fechados e lacrimejando. Anda pela casa de olhinhos fechados, quer comer sem abrir os olhos, e por aí vai;
· Temos que lavar as mãos inúmeras vezes durante o dia. Porque coçar os olhos já é ruim, imaginem com as mãos sujas;
· A coceira, a ardência e o incomodo com a claridade deixa qualquer um irritado. Pensem em uma criança nessa situação? Ele fica extremamente nervoso, chora, não quer fazer nada, brincar, comer, assistir TV ou ir à escola. Todos os dias de manhã é uma loucura.
As perguntas dos médicos são basicamente essas: ”Tem bicho de estimação em casa?”, “Tem bicho de pelúcia no quarto ou cortina?”, “Usa capa no colchão e no travesseiro?”. Obviamente que essas perguntas fazem sentido, mas quando você já toma providencias frequentes para cada uma delas, já não fazem mais sentido.
Para vocês terem noção, lá em casa me desfiz de minha Nina, uma YorkShire linda, há quase 3 anos, usamos capa em colchão e travesseiro, compro travesseiros novos a cada 2 ou três meses para os meninos, além de lavar a cortina do quarto uma vez por mês, sem contar com os cuidados com a limpeza do ambiente, prateleira, cama, guarda-roupa... EU NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!! Me sinto completamente impotente...  Se eu descobrisse a causa disso seria mais fácil... Mas diante de todos esses cuidados o que mais poderia ser?
Tem outro detalhe importante, Pedro sabe que não pode coçar o olho. Mas inevitavelmente ele coça, porque é agoniante mesmo. Em uma ida ao médico soube que coçar muito os olhos pode provocar lesões sérias na córnea o que pode provocar o comprometimento da visão. Ai, meu Deus! Dai explico a Peu, e a pesar dele entender, ele é criança e age pelo impulso, e começa a coçar.
Pesquisei sobre o assunto, então divido com vocês as orientações abaixo:
Como diminuir as crises de alergia?

Pessoas alérgicas devem tomar algumas medidas para evitar a ocorrência de crises alérgicas
• Mantenha o ambiente livre de poeira e de preferência arejado e ensolarado.
• Utilize produtos anti-mofo
• Lave as roupas guardadas por muito tempo, antes de usar, porque elas acumulam poeira e mofo.
• Evite objetos que juntam pó - cortina, tapetes, bichos de pelúcia. Troque tecidos de pano por tecidos plásticos. Encape travesseiros e colchões
• Limpe com frequência o filtro do ar condicionado.
• Evite flores ou animais domésticos (principalmente gatos e cachorros) dentro de casa.
• Evite lugares úmidos e com muita poeira
• Evite manusear produtos antigos ou guardados há muito tempo (livros por exemplo)
• Evite contato com fumaça de cigarro

Tratamento da Alergia Ocular

O mais importante é evitar a alergia. Para isso as medidas listadas acima são fundamentais para diminuir o número de crises.
Uma vez que a alergia já se instalou, EVITE COÇAR OS OLHOS.
Cada vez que você coça os olhos, libera mais mediadores químicos da alergia, causando mais coceira ainda e fazendo um círculo vicioso. Além disso, coçar muito o olho pode causar outros problemas como lesões na córnea a até uma doença chamada ceratocone.

- Compressas geladas aliviam a coceira e impedem que você coce o olho aumentando ainda mais a irritação
- Uso de soro fisiológico ou colírios lubrificantes, lavam o olho, tirando os componentes que estão causando a alergia (pólen, poeira etc) do olho.
- Colírios antialérgicos: Existem diversos colírios antialérgicos no mercado (patanol, patanol S, relestat, octifen). Eles são antihistamínicos (aliviam a coceira) e estabilizadores da membrana dos mastócitos. Os mastócitos são células envolvidas na alergia e esses medicamentos interferem nelas para interromper o processo alérgico. São colírios altamente eficazes, que só precisam ser usados 2 vezes ao dia e praticamente não tem efeitos colaterais
- Colírios de corticóides: Os corticóides são antiinflamatórios altamente eficazes e potentes mas só devem ser usados em casos onde há lesões na córnea. Os corticóides tem muitos efeitos colaterais e só devem ser usados sob orientação médica.
- Colírio de Ciclosporina: Esse medicamente é uma opção para casos em que o paciente não consegue ficar sem o corticóide. É reservado, portanto, para casos de tratamento mais difícil.
- Medicamentos antialérgicos sistêmicos. O uso de comprimidos para alergia podem ajudar no tratamento da alergia ocular principalmente se a pessoa também estiver com rinite, asma etc. Por isso sempre é benéfíco uma visita ao alergista

Bom, quem tiver alguma ideia e puder dividir comigo, eu agradeço muito!

Super beijo de uma mamãe preocupada

Cândida

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Saúde infantil: emergência médica

Passamos um aperto em casa na semana passada.
O Guilherme deu febre de 40º, calafrio, antitérmico via oral ele colocava para fora... Enfim um susto daqueles. Não tinha passado por isso, nem de perto, com o Matheus. Era uma virose: Adenovírus. Que acarreta em febre, conjuntivite e o estado gripal forte. Era de dar dó...
Depois de ligar para pediatra, ir à emergência, medicação errada, medicação certa... Ele já está muito bem. Graças a Deus!

Essa semana recebi o e-mail do Bebe.com.br e achei interessante postar aqui.

Quando é necessário correr com a criança para o pronto-socorro?

Ter filho significa assumir grandes responsabilidades, o que assusta muito, principalmente quando ele ainda é pequenino e frágil, totalmente dependente dos pais. E as situações mais estressantes são aquelas em que nos deparamos com problemas de saúde. O melhor exemplo é a primeira febre do bebê, geralmente desesperadora. E o impulso é levar a criança para o pronto-socorro diante de qualquer anormalidade.
Com o tempo, a gente aprende que nem sempre a medida é necessária. Mas existem casos em que o bebê deve receber, sim, cuidados médicos o mais rapidamente possível. São as emergências. Conheça aqui as principais.

PS não é consultório
Nem todo problema de saúde caracteriza uma emergência. Por isso, é preciso controlar a ansiedade e saber que não há a necessidade de correr para o hospital com a criança diante de qualquer indisposição. Um fenômeno recente nos pronto-socorros é o horário do rush. Como a maioria das mães trabalha, os convênios de saúde tornaram mais acessíveis as consultas de emergência. Assim, os pediatras de família perdem espaço para o pronto atendimento. A mãe fica sabendo que o filho teve febre na escola e tenta resolver o problema de imediato para evitar problemas maiores no dia seguinte.
Acontece que a doença precisa amadurecer para ser diagnosticada com mais precisão. Ou seja, se a criança tem febre e volta a brincar depois de tomar um antitérmico receitado pelo pediatra dela, não há motivo para grandes preocupações. Provavelmente, trata-se de um problema simples, como uma infecção viral, com um ciclo de três dias e remissão gradual. É preciso observar e esperar, não tem jeito. Levar a criança para um médico que nunca a examinou não é a melhor decisão. Nesse caso, o ideal é ligar para o pediatra que normalmente a atende ou ir ao consultório dele.

Febre: atenção à prostração
A febre em si não significa muita coisa. O importante é observar o estado geral da criança. Há casos em que uma criança com 37,5 °C pode apresentar um quadro mais grave do que outra com 40 °C. A prostração diz mais do que o termômetro nessa hora. Uma criança sem ânimo, pálida e ofegante, mesmo com febre baixa, deve ser motivo de preocupação, principalmente se não reage ao antitérmico. Essa é uma situação em que é recomendável levá-la ao pronto-socorro.
A febre em bebês com menos de 2 meses também exige um pouco mais de atenção. Se a temperatura voltar a subir poucas horas depois de medicá-lo, leve-o ao hospital. Crianças de 3 a 6 meses, com desconforto respiratório e febre, também precisam passar por uma investigação para checar uma eventual bronquiolite. As febres por doenças virais são comuns.
Mas, se a temperatura voltar a subir dois dias depois de a virose regredir, é sinal de alerta. O pequeno pode ter contraído uma infecção mais grave, como otite, sinusite e a própria bronquiolite, e precisa receber cuidados médicos. E atenção: febre com manchas na pele e completa prostração é indício de problemas mais graves, como a meningite, e requer cuidados imediatos.

Tosse: investigue respiração curta e rápida
A tosse é um sintoma de que há algo errado e o corpo da criança está reagindo. Mas, isoladamente, não é motivo para correr ao pronto-socorro. Mais importante do que a tosse é a frequência respiratória. Se ela estiver curta e rápida, aí sim merece ser examinada em um hospital. Sobretudo se seu filho apresentar cansaço e chiado no peito, indícios de uma crise de asma. Nesse caso, o pronto-socorro oferece boas condições de tratamento. Agora, no caso de crianças que estão tossindo há dois, três, quatro dias, a orientação é procurar o pediatra dela.

Vômito: cuidado especial para não desidratar
As golfadas podem ter causas diversas: de intoxicação alimentar a meningite. As mais comuns, porém, são as decorrentes de viroses. Aí não há muito que fazer, senão manter a criança hidratada, oferecendo líquido aos poucos e em pequenas doses. Agora, quando um bebê pequeno, com até 2 meses de vida, vomita em jatos, é possível que ele sofra de uma obstrução gástrica, uma condição não muito rara. Nesse caso, a criança deve ser levada a um PS, principalmente por risco de desidratação. Mas se o vômito é acompanhado de febre, diarréia, dores, prostração e outros sintomas que não sejam de virose, também exige melhor investigação em um hospital devidamente equipado.

Diarréia: sangue é sinal de alerta
A diarréia tem menor poder de desidratação do que o vômito. Mas pode causar problemas se for líquida e obrigar a criança a evacuar várias vezes ao dia, principalmente se tiver menos de 6 meses de vida. Enquanto a criança tiver chorando com lágrimas e salivando, tudo bem, dá para acompanhar a evolução da doença sem a necessidade de correr para o PS.
Em geral, o quadro é de virose mesmo. Agora, diante da presença de sangue nas fezes, o que pode acontecer em forma de borra de café, geléia ou sangue vivo mesmo, aí é preciso levar ao pronto-socorro. O sangue pode ser um sinal de obstrução, infecção ou inflação do intestino.

Bateu a cabeça? Considere a altura e a velocidade da queda
Criança pequena cai e bate a cabeça a toda hora. É inevitável, por isso não há a necessidade de levá-la ao hospital toda vez que isso acontecer. Mas é preciso ficar atento à altura do tombo e à velocidade em que a criança estava no momento do acidente.
Quedas de patamares acima de 1 metro, principalmente se forem amortecidas pela cabeça, exigem maior cuidado. Tombos de bicicleta também pedem mais atenção. Se a criança apresenta vômitos em jato, tontura, sonolência e não fala coisa com coisa, leve imediatamente ao hospital.
Se ela desmaiou ou teve convulsão, também não tem o que pensar: direto para o PS. Uma curiosidade é que os raios X não mostram a gravidade de um trauma na cabeça. O exame que ajuda, de fato, no diagnóstico é a tomografia.

Dor de barriga: avalie a intensidade do sofrimento
Antigamente, dor de barriga era verme. Hoje, normalmente, deve-se à falta de fibra na alimentação por causa de bolachas e macarrões instantâneos. Ou então, alergia à lactose. A intensidade da dor é o principal termômetro para avaliar a gravidade do problema.
A situação normalmente é mais séria quando vem acompanhada de febre, vômito, prostração, abdômen distendido e outras manifestações. Nesses casos, é preciso levar a criança ao pronto-socorro.
Em caso de apendicite, a intervenção tem que ser imediata. É importante investigar, também, se a criança não sofreu um trauma na região abdominal, o que pode ser sério se a dor não passar. É muito comum, por exemplo, bater a barriga no guidão durante quedas de bicicleta.

Dor nas pernas: preocupam quando ocorrem logo cedo
A criança que corre, pula e joga bola o dia inteiro pode ficar com o corpo dolorido depois do banho. É natural, pois os músculos foram muito exigidos. As dores nas pernas devem ser um motivo de preocupação quando acontecem logo pela manhã e chegam a limitar o movimento. E não porque a criança dormiu de mau jeito. Existe a possibilidade de ela apresentar problemas articulares. Quando as dores são localizadas, observe se há febre, se a região emana calor e se o movimento está prejudicado. Ali, pode haver uma inflamação e um médico precisa avaliar. A artrite não é comum, mas pode acometer crianças.

Fontes:pediatra Roberto Tozze, médico do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e pediatra Tadeu Fernando Fernandes, vice-presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

texto retirado de http://bebe.abril.com.br/03_05/saude/emergencia-medica.php


Muita saúde para todos nós!
beijos,
Carol.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Varal de artes das crianças

Oi minha gente!

No dia em que fiz "arte com as crianças" aqui em casa eu aproveitei o momento e sugeri a Pedro pintar uns pegadores de roupa como adereço do varal de artes que queria montar para eles. Na hora ele não entendeu, mas adorou a farra...


Comprei pegadores simples de madeira.

....Eles depois de pintados e secando na janela.

Depois de seco e de selecionar alguns desenhos fui montar o varal. Vou identificar cada obra de arte: Moldura azul: Pedro por ele mesmo; Moldura amarela: os super heróis Hulk, Volverine e Capitão América; Moldura verde: Jardim de flores da mamãe.

Arte: Homem pescando com rede no mar.

Arte: Tubarão feroz

Imaginem de quem são esses dois desenhos todo amassadinhos?
Isso mesmo, de João Arthur... "Sua Arte abstrata" e "Seus pezinhos"

Observem como ficou a pintura dos pegadores, bem original, não acham?

Minha única interferência foi porque ele queria pintar muitos de preto, e essa cor não ficaria legal para o contexto... expliquei e Peu entendeu....

O resultado do Varal de Artes junto da mesinha de Tarefinhas.

EU AMEI! Mas do jeito que sou fã desses artistas, acho que sou suspeita.

Obs. as fotos saíram um pouco escuras porque foram tiradas durante o por do sol...e o flash não ficou legal...

Tirando a fotógrafa...rs...o que vocês acharam?

Beijos e beijoss

Cândida

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Feito por mim - Mimo para casais de amigos


Adoro coisas simples e legais... Imaginem a possibilidade de acontecer um jantar íntimo entre alguns casais de amigos e como bolar uma lembrancinha de última hora?

Bom, no Feito por mim de hoje irei publicar a ideia que uma amiga, Patrícia, teve para presentar 4 casais que jantaram juntos na noite do Dia dos Namorados/Maridos...rs
Ao passar por uma dessas lojas de departamento de coisas para casa ela viu a caixinha em formato de coração e foi elaborando o mimo para os amigos... Por se tratar de um jantar no dia dos namorados o coração tinha que estar presente...além dela ser apaixonada por coração... Apaixonada mesmo! rs


Dentro Patrícia colocou duas canecas com o tema "amor", forrou o fundo da caixa com papel seda e comprou pacotes de Cappuccino Três Corações.


Em seguida fechou e lacrou com um laço caprichado. Observem a tag em formato de coração para colocar o nome dos casais de amigos.


Bem legal! Simples, rápido de fazer e gracioso!

Assim um jantar ou um simples encontro de casais de amigos fica especial e com uma lembrança agradável que dá para curtir a dois.

E você? O que tem feito?

Manda para a gente publicar aqui no "Feito por mim".

Super beijo

Cândida


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Brownie de Chocolate Duplo com Amêndoas - Chocolatria




Oiiiiiiiiii!
Tudo bem tirando o frio?
Que é isso companheiro??? Está frio demais...

Gente... vocês conhecem a Chocolatria? Estou sempre dando uma passada por lá. Peguei um tempinho atrás a receita de Brownie de Chocolate Duplo com Avelãs. Fiquei com essa receita na cabeça e essa semana a tirei da cartola. rs

É uma delíiiiiicia. Vejam a receita:

Ingredientes:
150 g de manteiga sem sal
250 g de chocolate meio amargo em pedaços
4 ovos grandes ou 5 pequenos
150 g de açúcar refinado
100 g de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de sal - coloquei um pouquinho mais. Errei mas, no final deu certo!
1.1/2 colher(chá) de baunilha
150 g de farinha de trigo
180 g de chocolate ao leite picadinho – usei o crunch!!! Ficou boooommm. Porque vai um crocantezinho a mais!
1/2 xícada de avelãs picados a grosso modo - Usei Amêndoas e ficou ótimo.

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira tamanho 33x23cm, com papel alumínio ou manteiga, deixando sobrar bordas nas laterais -para facilitar na retirada do bolo da assadeira.
Em uma tigela apropriada para microondas, junte a manteiga e o chocolate e leve por cerca de 3 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.
Em uma outra tigela, bata os ovos e os dois açúcares até ficar cremoso – o livro pede por batedeira, mas fiz tudo na mão. Adicione o sal, a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione gradualmente a farinha e por último os pedacinhos de chocolate e as avelãs/ Amendôas .
Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar. O seu interior ainda deverá estar bem pegajoso, molinho…para que quando esfrie, continue cremoso.
Esfrie por completo e só então retire o brownie da assadeira. Se quiser, deixe no freezer por uns 10 minutos depois de frio. Isto facilita na hora da retirada. Sirva em temperatura ambiente.

Os 30 mintos para o meu forno não foram suficiente. Precisei colocar mais tempo. Mesmo depois de ir à geladeira. Para resfriar como ela colocou no "Modo de fazer". Acho que tudo isso fez com que ficasse mais seco que o dela. Mas, mesmo assim ficou maravilhoso. Ao ponto do meu marido, que não é de bolo de chocolate, elogiar!

Façam... eu "garantcho"!

beijos,
Carol.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Manteiga com ervas finas

Oi gente!

Adoro receitinha fácil e gostosa de fazer... Para quem tem pouco tempo e curte cozinha dá para unir o útil ao agradável e surpreender quem você gosta.

Hoje irei publicar a receita da manteiga com ervas finas que faço..

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga (tem que ser manteiga mesmo, viu?)
orégano, alecrim e manjericão desidratado (vende na parte de condimentos do supermercado)

Modo de fazer:
Derreta a margarina em fogo baixo. Ter cuidado para não deixar muito tempo no fogo e queimar a manteiga. Após derreter misture as ervas a gosto.. salpique uma quantidade razoável. Depois coloque no recipiente que você irá servir e leve a geladeira. Para servir, retire cerca de 30 min antes para que a manteiga atinja a temperatura ambiente.

Veja como ficou:
Esses pontinhos brancos é da própria manteiga. Como ela foi levada ainda quente à geladeira ficou com esse aspecto esbranquiçado... são pequenas bolas de ar da manteiga derretida.


Para servir use pães e torradas diversas.

É uma delícia!

Eu usei orégano, manjericão e alecrim porque são minhas ervas preferidas. Mas você pode colocar apenas uma ou misturar a de sua preferência. Da próxima vez acho que usarei pimenta calabresa, o maridão adora.

Super beijo

Cândida

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fim da Mamadeira!

Olá!

Espero que todos estejam bem.
Tirar a mamadeira do Matheus deu uma dorzinha de cabeça e precisou chegarmos ao ponto de que não era mais para dar e ponto final. Ele pegou uma mamadeira suja e disse que fedia. Peguei o gancho e disse que o bico tinha vencido. Desfraldar e tirar chupeta foi mole!!

Com isso, para o Guilherme eu fui me preocupando desde sempre com o assunto. Quando precisei entrar com Leite Artificial nem mamadeira eu tinha em casa. Então o pediatra recomendou a mamadeira da MAM. Não conhecia! Mas, adorei. O Matheus usou NUK todo o tempo. Todos os modelos da MAM são BPA free. :)


Comecei com o modelo mamadeira mesmo. Essa primeira da imagem do topo que vem com bico de mamadeira. Como esse... Não tive problema com a pega.






Quando ele completou 6 meses já mudei o bico para esse de transição. Ficou tomando leite e suco com bico de transição.







Até que um dia, a berçarista disse que ele não estava aceitando suco. Que leite estava bem. Mas, suco era necessário colocar no copo de água da NUK. Que tem esse bico. Também de transição. Mas, não fazia sentido usar o copinho com bico de 6 meses. Como o da água.





O Copo da NUK é recomendado para a partir de 12 meses. Faltando 1,5 mês para isso eu não vi problema. E ele aceitou tão bem... MARAVILHA! Pronto... o fim da mamadeira sem precisar buscar técnicas de como tirar mamadeira. rs O interessante é que o Matheus não aceitou nem com 2 anos de idade!

Agora todas as mamadas e suco ocorrem em copo como esse!


É isso... O próximo passo é a chupeta.


Beijos,
Carol.
:)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Receita de biscoito amanteigado II

Oi pessoal!

Conforme prometi, segue receitinha de biscoito amanteigado que sempre faço lá em casa.

Ingredientes:
2 xic. de farinha de trigo
1 xic. de amido de milho
200gr de manteiga sem sal
1 pitada de sal
1 xic. de açúcar
Essência de baunilha a gosto(normalmente uso um colher de café)
2 colheres de sopa de leite ou creme de leite
Amido de milho para polvilhar

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes até conseguir uma massa homogênea. A receita original orienta deixar descansar por 2 horas, mas nunca deixei e o resultado ficou bom. Polvilhe uma superfície com amido, abra a massa com um rolo liso até atingir a espessura de aproximadamente 1,5 cm. Pressione as formas que desejar para formar as figuras. Asse em forno médio 180º C até os biscoitos ficarem dourados. Normalmente leva 20 min, mas isso depende do forno.

Foi essa receita que usei para fazer s biscoitos da lembrancinha do meu chá.

Também usei para o aniversário do João, para o Espaço para Bebês. Nesse eu usei formas em formato de bichinhos.


Super beijo

Cândida

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Feito por mim - Decoração de Camarote de São João

Oi pessoal!

Prometi e estou cumprindo! Vejam as fotos do nosso Camarote do São João desse ano em Riachão do Jacuípe. Dividimos o Camarote com alguns amigos, Oto e Patrycia, um casal querido, Francisco e Valesca, além de Sr. Felinto e D. Reny, meus sogros.

Patrycia como sempre se dedicou para termos conforto durante a festa, imaginou os detalhes e com a colaboração de Tony, decorador, colocou tudo em prática.

Preciso dizer... tive uma enorme dificuldade de selecionar as fotos, mas espero ter publicado todos os detalhes.

Vejam as fotos e alguns detalhes abaixo:


O armário onde ficavam expostas as lembrancinhas, copos, canudos, doces, etc.

Destaque para o varal de bandeirolas.

O armário de longe.

A bancada onde o buffet de salgados era servido. Observe as palhas embaixo da bancada.


Um dos puffs para acomodar os convidados quando estavam cansados.

O outro lado do camarote... mais puff com almofadas.

Amei esse lustre. Feito com "cesto", decorado com fitas e flores.

Os dois lustres que iluminaram o camarote.

Vejam o efeito do lustre no teto de malha.

Mais destaque da luminária com a lâmpada acesa.



Castanha embalada e devidamente identificada com as tags personalizadas "Camarote dos amigos"

Caixinha decorada com tecido e bandeirolas.

Caixas personalizadas para amendoim.

Amei esse varal de bandeirolas.

As lembrancinhas que eu fiz. O pacotinho de cappuccino caseiro e o potinho com amendoim, cujo passo a passo já mostrei aqui.

Achei um charme essas canecas e leiteira de esmalte. Bem propício para a decoração.

Os bonecos tipo espantalho estavam presente e deram um toque especial.

Não são lindos?

O camarote ficava bem pertinho do palco. Vista do camarote, embaixo era pista.

As mandalas juninas que decoraram as paredes do camarote.

Mais mandalas.. eram feitas com chita, tampa de cesto e fitas.

A flor dessa mandala era de EVA.

Esses chapéus poderiam ser usados para os convidados fotografar.

O detalhe da bancada do camarote.

A lixeira devidamente decorada.

E essa vassoura? Já pensou que bruxinha charmosa poderia voar nela? rs

E essa pá? Que espetáculo! É importante dizer que usamos a pá, a lixeira e a vassoura.
Não foi apenas enfeite. rs


A bandeirolas que Patrycia fez em tecido com arremate de fita de cetim.

Flores de papel crepom em uma garrafinha decorada com enchimento de milho.

Balde para gelo personalizado.
Amei esse móbile de copos e fitas. Feito por Patrycia.

Água mineral personalizada. Fez o maior sucesso!

Os canudos com tag personalizada. Um encanto! O laço deu um toque especial.

A caixa de primeiros socorros com absorvente, remédios, lixas de unha, lenço umedecido, dentre outros.



Olhem esses cones de papel madeira e papelão ondulado. Neles continham amendoim. Observem que eles estão disponibilizados em um pote decorado com milho dentro. Simples, elegante!

O buffet de salgados.

Destaque para as tags de identificação.

Uma tag de pertinho...

O cappuccino com o lacre personalizado.

E para finalizar a entrada/saída do camarote. Uma cortina com fitas, fuxico e chita.


Digam se não estava um espetáculo? Dá para tirar várias ideias legais!

Caso alguém tenha interesse segue o telefone de Tony Miranda, decorador, (75) 9961-7775/9112-0201

Super beijo!

Cândida

Postagens populares